11/02/2017

Prof. Alex Abiko participa da reunião da International Organization for Standardization

Na semana de 6 a 10 de Fevereiro, o Prof. Alex Abiko participou de reunião da ISO, International Organization for Standardization, discutindo as normas de desenvolvimento sustentável de cidades que estão sendo propostas no âmbito de seu TC268, Technical Committee 268, Sustainable Cities and Communities.
Prof. Abiko é o coordenador da CEE268, Comissão de Estudos Especial da ABNT, Comissão Espelho da TC268, que discute entre outras, as normas de Sistemas de Gestão para Desenvolvimento Sustentável, Cidades Inteligentes e Indicadores de Desenvolvimento Urbano Sustentável.
Na oportunidade foi divulgada a publicação pela ABNT da Norma Técnica ABNT NBR ISO 37120, Desenvolvimento sustentável de comunidades – Indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida, em sua primeira edição de 18/01/2017. Esta que é a primeira norma brasileira de desenvolvimento urbano sustentável, é a tradução para o português, com notas brasileiras, da norma ISO 37120:2014, Sustainable development of communities – Indicators for urban services and quality of life.
Esta reunião ocorreu na sede da AFNOR, Association Française de Normalisation, em Paris, que atualmente coordena as atividades do TC268.