Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
14/05/2018

Ética em publicações será tema de evento na Poli-USP

Comissão de Ética da Escola Politécnica promoverá uma palestra com o especialista Professor Doutor Edson  Hirokazu Watanabe

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) realizará em 18 de maio de 2018 às 12h30m.

A Palestra será voltada à Ética em Publicações, tratará dos princípios e procedimentos para criar textos de forma segura, sem prejudicar outros autores. A violação dos direitos autorais tem consequências de várias ordens. Entre as consequências legais podemos citar multa e prisão e eventual cassação de algum título acadêmico. Tem impacto na credibilidade de agentes da ciência e de instituições, lembrando que a credibilidade de uma instituição acadêmica é um bem coletivo que determina toda a possibilidade de excelência da instituição, é crucial para a instituição.

O objetivo é estimular a sensibilidade ética e o debate ético, sobre como escrever com respeito aos outros autores, em toda a nossa comunidade, alunos, professores e funcionários, sem distinção, por que o debate ético depende de um ambiente de confiança interpessoal, para que o debate seja natural e cotidiano. Já a Ética depende da complexidade de uma sociedade, um fator que adicionou complexidade a nossa sociedade é a internet e as redes sociais.

O Professor Raúl Gonzalez Lima explica que o professor Edson Hirokazu Watanabe é diretor da COPPE e escreveu um artigo, A não linearidade entre a reação de quem copia e de quem é copiado”, e é membro da Câmara Técnica de Ética em Pesquisa (CTEP) da UFRJ. Possui doutorado em Engenharia Elétrica pelo Tokyo Institute of Technology (1981). Atualmente é professor Titular no Programa de Engenharia Elétrica da COPPE / UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência aplicada a Sistemas de Potência. Em 2005, foi admitido, na classe de Comendador, na Ordem Nacional do Mérito Científico; em 2013, recebeu o IEEE PES Nari Hingorani FACTS Award e foi eleito membro da Academia Nacional de Engenharia. Em 2015, foi foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências . Em 2016, recebeu a Medalha Amigo da Marinha. Foi agraciado com o Prêmio InRio Personalidades do Ano Edição 2016. Em 2017, foi elevado a categoria de Fellow do IEEE, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito do Consulado Geral do Japão, no Rio de Janeiro e foi condecorado com a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias, da Escola Superior de Guerra.         

Data e horário: 18 de maio de 2018 das 12:30h às 13:30h.

Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi

Avenida Luciano Gualberto, 380 travessa 3 – Cidade Universitária. São Paulo – SP.