21/12/2018

Ex-aluno Paulo Refachinho de Campos é selecionado para o programa ProTechTion no exterior

O aluno recém formado em nosso curso de mestrado, Paulo Roberto Refachinho de Campos, está entre os selecionados para o Programa ProTechTion, onde fará o curso de doutorado pela Universidade de Swansea, no Reino Unido e Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha. O programa visa treinar 15 pesquisadores em início de carreira para desenvolverem estudos no campo de simulações computacionais multi-físicas.

ProTechTion, cujo nome completo é “Industrial decision-making on complex PROduction TECHnologies supported by simulaTION-based engineering”, é um projeto do tipo Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA), Innovative Training Networks (ITN) e European Joint Doctorate (EJD), financiado por European Union’s EU Framework Programme for Research and Innovation Horizon 2020, que basicamente refere-se à tomada de decisão na produção de tecnologias complexas no setor industrial, suportada por engenharia baseada em simulação computacional.

O objetivo abrangente do programa ProTechTion é aproveitar o potencial da engenharia baseada em simulação computacional, em um contexto multidisciplinar, nos ambientes industriais envolvidos na produção de processos complexos. Para esse propósito, o projeto irá formar uma rede de pesquisa e educação multidisciplinar, unindo disciplinas e interessados relevantes para (1) desenvolver novos paradigmas computacionais, (2) treinar uma nova geração de pesquisadores em início de carreira no estado-da-arte em engenharia baseada em simulação e habilidades interdisciplinares, e (3) preencher o “gap” existente na transferência de conhecimento entre indústria e academia em engenharia baseada em simulação multidisciplinar.

Participantes do Projeto ProTechTion

O processo seletivo se deu por meio de uma chamada internacional em 2018, coordenada pelo Laboratori De Calcul Numeric (LaCaN) & Centre Internacional De Metodes Numerics En Enginyeria (CIMNE). Além dos coordenadores (baseados na Espanha), fazem parte do consórcio as seguintes instituições acadêmicas: Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha), École Centrale De Nantes (França), Instituto Superior Técnico (Portugal), Computational Mechanics and Advanced Material Group Università di Pavia (Itália), Swansea University (Reino Unido), Technische Universität München (Alemanha), Technische Universiteit Eindhoven (Holanda) e Université libre de Bruxelles (Bélgica). Entre as empresas associadas, estão: 3NTR srl (Itália), Alto (Portugal), CADFEM (Alemanha), Dolphin Fluidics srl (Itália), ESI-Group (Reino Unido), Hilti (Alemanha), Numeca International (França), Océ-Technologies B.V. (Holanda), Seat (Espanha), SONACA (Bélgica) e World Sensing (Espanha).

A pesquisa a ser desenvolvida pelo ex aluno Paulo Refachinho tem como objetivo o avanço em direção à nova geração de programas computacionais para simulação de fratura e fragmentação em engenharia (Towards the next generation of dynamic fracture and fragmentation solver in Engineering). Simulação de impacto de alta velocidade é utilizada para se analisar o comportamento dinâmico de materiais sob condições extremas de impacto. Esse é um requerimento, por exemplo, da indústria aeronáutica/aeroespacial, uma vez que impactos de aves e/ou outros objetos em uma estrutura aeronáutica pode representar um sério risco à segurança da aeronave. Para prototipagem virtual desse tipo cenário, métodos sem malha (mesh-free) como o Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH) são amplamente adotados pela indústria. Infelizmente, as formulações clássicas de SPH sofrem de uma série de desvantagens, incluindo consistência e convergência, instabilidades de pressão e imprecisão no cálculo de tensões. O objetivo desse projeto é melhorar a performance da técnica de SPH, com o objetivo final de simular o caso complexo de fratura e fragmentação dinâmica utilizando o método.