Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
24/05/2019

Processo seletivo de mestrado 2019. Inscrições abrem 14/06

As inscrições para o processo seletivo de mestrado estão previstas para abrir nesta sexta-feira, 14/06. Confira abaixo o edital.

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO 2019

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

O Presidente da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao curso de Mestrado conforme as normas do processo seletivo descritas abaixo.

Os(as) interessados(as) em participar do processo seletivo de mestrado 2019, para ingresso no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo deverão se inscrever conforme instruções a seguir.

Cabe aos(às) alunos(as) aceitos(as) se informarem sobre o Regimento de Pós-graduação da USP e sobre o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, disponíveis em sua página eletrônica.

O presente edital é válido somente para o segundo semestre de 2019.

  1. Das Vagas

O número de vagas disponíveis contempla os temas de pesquisa a seguir. O Programa não se obriga a preencher todas as vagas oferecidas.

Área de concentração: Engenharia de Construção Civil e Urbana

Tema de pesquisa: Modelagem computacional da ventilação natural em edificações. 1 vaga

Tema de pesquisa: Avaliação dos métodos de caracterização do concreto com fibras para finalidades estruturais. 1 vaga

Tema de pesquisa: Concreto com fibras submetido a elevadas temperaturas. 1 vaga

Tema de pesquisa: Uso de resíduos em materiais cimentícios. 4 vagas

Tema de pesquisa: Reologia e moldagem de componentes em concretos UHPC com baixo teor de cimento. 1 vaga

Tema de pesquisa: Extrusão de misturas cimentícias com baixo cimento. 1 vaga

Tema de pesquisa: Redes de infraestrutura urbana subterrânea e impactos urbanos, em especial na caminhabilidade em cidades. 1 vaga

Tema de pesquisa: Modelagem e simulação da interação fluído-sólido. 2 vagas

Área de concentração: Engenharia de Estruturas

Tema de pesquisa: Sobre o dimensionamento de pilares de concreto armado em situação de incêndio. 1 vaga

Tema de pesquisa: Inspeção, monitoramento, modelagem e gerenciamento de obras de infraestrutura. 2 vagas

Tema de pesquisa: Análise computacional e experimental dos efeitos da rigidez geométrica sobre vibrações de estruturas de suporte de equipamentos industriais. 2 vagas

Tema de pesquisa: Desenvolvimento de modelo estrutural “gêmeo digital” para sistemas de exploração de petróleo baseado em informações obtidas na modelagem de cascos, sistemas de amarração e risers. 3 vagas

Tema de pesquisa: Estudo do comportamento dinâmico do lastro ferroviário por meio de modelos computacionais de partículas. 1 vaga

Tema de pesquisa: Modelo de macroelementos finitos para tubo pressurizado. 1 vaga

Tema de pesquisa: Ferramentas computacionais de realidade aumentada na construção 4.0. 2 vagas

Tema de pesquisa: Ferramenta de pós-processamento para código em elementos finitos. 1 vaga

Tema de pesquisa: Estudos aeroelásticos e de sistemas de amarração para turbinas eólicas flutuantes. 2 vagas

Área de concentração: Engenharia Geotécnica

Tema de pesquisa 1: Estudo de desastres naturais provocados por deslizamentos. 1 vaga

Tema de pesquisa 2: Fundações de torres eólicas e de linhas de transmissão submetidas a carregamentos complexos. 1 vaga

Tema de pesquisa 3: Aplicação de material reciclável em obras geotécnicas. 1 vaga

Tema de pesquisa 4: Aplicação de confiabilidade estrutural em obras de infraestrutura geotécnica. 1 vaga

Tema de pesquisa: Barragens de rejeitos de mineração. 1 vaga

Área de concentração: Engenharia Hidráulica e Ambiental

Obras hidráulicas. 2 vagas

Recursos Hídricos. 4 vagas

Saneamento. 4 vagas

  1. Da inscrição

O período de inscrições para apresentação da documentação vai de 14 a 30 de junho de 2019. Para ter sua inscrição efetivada, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição online e anexar os documentos listados a seguir, em formato PDF, acessando a página eletrônica do Programa (http://ppgec.poli.usp.br).

Os documentos obrigatórios são:

– Cópia simples do diploma de graduação. Caso o diploma ainda não tenha sido expedido, apresentar o respectivo atestado de colação de grau. Alunos de graduação com previsão de finalização de curso para 2019 poderão se inscrever no processo seletivo apresentando o histórico escolar em andamento. Em caso de serem selecionados, deverão apresentar a cópia do atestado de colação de grau ou certificado de conclusão de curso e histórico escolar final no ato da matrícula, conforme item 4 deste edital.

– Cópia simples do histórico escolar do curso de graduação;

– Duas cartas de recomendação de professores(as) ou profissionais da área.

– Comprovante de recolhimento de taxa de inscrição no valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais), por meio de depósito simples na conta abaixo:

Banco do Brasil

Ag.: 1897-x

C/C  7.809-3

NOME: FCTH-PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO

CNPJ 55.639.124/0001-03

O certificado de aprovação no exame de língua inglesa é obrigatório para o curso de mestrado e deve estar de acordo com as exigências do item 4) deste edital. Entretanto, o mesmo poderá ser apresentado somente em caso de aprovação no processo seletivo, no ato da primeira matrícula, estando o(a) candidato(a) dispensado(a) de apresentá-lo para inscrição no processo seletivo.

Candidatos(as) que não apresentarem toda a documentação solicitada até a data limite estabelecida serão desclassificados.

Candidatos com a documentação completa e inscrição deferida terão seus nomes divulgados na página eletrônica do Programa (www.ppgec.poli.usp.br) até o dia 10 de julho de 2019 e estarão automaticamente convocados a realizar as demais etapas do processo seletivo.

3. Da seleção

A) O processo seletivo será composto pelas seguintes etapas:

A1) Prova escrita: o exame de avaliação escrito será online no dia 12 de julho de 2019, das 08h às 16h . O(a) candidato(a) receberá por meio do correio eletrônico indicado na ficha de inscrição o login e a senha de acesso à plataforma para realização da prova. A bibliografia sugerida para a prova estará especificada na página eletrônica do Programa até a data de abertura das inscrições. Candidatos(as) que tiverem nota inferior a 7,0 (sete) no exame escrito estarão desclassificados(as). Candidatos(as) aprovados nesta etapa terão seus nomes divulgados na página eletrônica do Programa até o dia 26 de julho de 2019 e deverão participar das etapas seguintes do processo seletivo.

A2) Avaliação curricular: candidatos(as) aprovados na prova escrita receberão nota de avaliação curricular. A análise curricular será feita com base na avaliação do currículo Lattes e do histórico escolar do(a) candidato(a), visando a verificar seu desempenho acadêmico, atuação em pesquisa e produção acadêmica;

A3) Exame de arguição oral: candidatos(as) aprovados na prova escrita serão avaliados(as) na etapa de arguição oral, que deverá acontecer no período de 05 a 09 de agosto de 2019, visando à complementação da avaliação curricular.

A média final será calculada em função da nota da prova escrita, equivalente a 50% (cinquenta por cento), nota de avaliação curricular, equivalente a 25% (vinte e cinco por cento) e nota de arguição oral, equivalente a 25% (vinte e cinco por cento).

Candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 7,5 (sete e meio) na média final serão desclassificados (as).

A lista dos(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo será publicada na página eletrônica do Programa no dia 16 de agosto de 2019, a partir das 17h00.

Em hipótese alguma haverá devolução da taxa de inscrição.

4. Da matrícula

A) A matrícula dos candidatos aprovados será em 05 de setembro de 2019, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, localizada na Avenida Professor Almeida Prado, 83, travessa Biênio, CEP 05508-070, no Edifício de Engenharia Civil.

B) Candidatos(as) aprovados(as), ou seus procuradores legais, deverão apresentar, na data da matrícula, os seguintes documentos:

  • Requerimento de matrícula, disponibilizado na página eletrônica do Programa;
  • Cópia simples do diploma de graduação;
  • Cópia simples do histórico escolar de graduação;
  • Certificado de aprovação em um dos exames de língua inglesa abaixo relacionados, dentro do prazo de validade especificado abaixo, obedecendo a seguinte pontuação: 400 pontos para o Test of English as Foreign Language – TOEFL (Institutional Testing Program – ITP/ validade 2 anos); 58 pontos para o Test of English as Foreign Language – TOEFL (Internet‐Based‐Test – IBT/ validade 2 anos); 4 pontos para o International English Language Testing System – IELTS/ validade 2 anos; Certificate in Advanced English – CAE, da Universidade de Cambridge (sem pontuação especificada); Certificate of Proficiency in English – CPE, da Universidade de Cambridge (sem pontuação especificada);
  • Candidatos(as) estrangeiros(as) deverão apresentar adicionalmente ao certificado de aprovação no exame de língua inglesa, o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras – nível intermediário), ou certificado emitido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) com nota mínima de 70% do valor da prova.
  • Cópia autenticada do RG e CPF (ou cópia do RNE – Registro Nacional de Estrangeiros). Não será aceita cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • 1 foto 3×4.
  • Declaração de originalidade, disponibilizada na página eletrônica do Programa.

Estudantes estrangeiros somente poderão ser matriculados mediante apresentação do visto temporário, o que valerá no máximo por 60 dias. Após este prazo, se não for cadastrado o número do RNE, o aluno será automaticamente desligado pelo sistema.

A documentação dos candidatos não selecionados será descartada após o processo de seleção.