04/09/2017

Lançamento do livro “Concepção, projeto e operação de estações de tratamento”

O Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental divulga a publicação do livro “Concepção, projeto e operação de estações de tratamento”, editado pela Elsevier. O lançamento oficial acontecerá no dia 04 de outubro, às 17h, durante o Congresso da ABES e FENASAN. No entanto, já estará disponível até a primeira quinzena de setembro.

Segue abaixo um breve resumo da obra e material de divulgação.

Concepção, projeto e operação de estações de tratamento tem por objetivo oferecer subsídios aos diferentes profissionais nas áreas de engenharia civil e ambiental na elaboração de projetos de estações de tratamento de águas de abastecimento, enfocando os aspectos técnicos e operacionais mais relevantes no dimensionamento de seus diversos processos unitários. O livro que aborda o projeto das unidades de processo da fase líquida, recuperação e tratamento da água de lavagem de filtros, adensamento e desidratação de lodos, discute também a utilização de diferentes agentes oxidantes em estações de tratamento de água, remoção de subprodutos da desinfecção e controle de gosto e odor. Cada capítulo, ricamente ilustrado e com inúmeros exemplos de cálculo e dimensionamento que irão auxiliar o leitor na compreensão dos tópicos mais importantes, contém também estudos de caso reais que permitem efetuar uma fusão entre projeto e operação, teoria e prática possibilitando uma compreensão mais abrangente para o projeto de estações de tratamento de água. A leitura deste texto é recomendada para alunos de graduação, pós-graduação e profissionais do setor.

Veja aqui o sumário do livro.