Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Laboratórios (Estruturas)

– LABORATÓRIO DE MECÂNICA OFFSHORE (LMO)

O Laboratório de Mecânica Offshore (LMO) congrega docentes de diversos departamentos e programas de pós-graduação da Escola Politécnica. Dentre as pesquisas desenvolvidas no LMO, destacam-se a aplicação da mecânica (computacional e experimental) a problemas do comportamento estrutural de sistemas empregados na engenharia offshore (incluindo fontes de energia renováveis do oceano) e também o estudo de problemas diversos de interação fluido-estrutura, em abordagem tríplice envolvendo simulações numéricas, estudos analíticos e experimentos com modelos físicos. O LMO também desenvolve estudos com foco em controle passivo de vibrações e aproveitamento de energia a partir de vibrações induzidas pelo escoamento. Ocupando um prédio de área total 1400 m2 (850 m2 de piso útil), o LMO dispõe de duas máquinas MTS para ensaios de tração e fadiga (capacidade máxima de 25 kN), uma sala para instrumentação com diversos sensores, uma máquina para ensaios de mangueiras pressurizadas (capacidade máxima 50kpsi), além de uma série de recursos computacionais.

– LABORATÓRIO DE ESTRUTURAS E MATERIAIS ESTRUTURAIS (LEM)
O laboratório está instalado em dois ambientes com uma área total de 2.700 m2, ambos para ensaios de materiais e elementos estruturais. Possui as divisões de dinâmica das estruturas, de métodos ópticos e de ensaios e monitoração de estruturas, que dão apoio às linhas de pesquisa de sistemas estruturais de concreto, aço, madeira, alvenaria e materiais especiais. O LEM possui uma laje de reação com capacidade de ensaios de até 10 MN, dois quadros metálicos de reação com capacidade de até 3.000 kN; três sistemas de ensaios mecânicos equipados para ensaios dinâmicos (DARTEC e WPM) e estáticos (LYNX-LEM), com capacidades de 250 kN e 3 MN, respectivamente. Os três equipamentos são providos de servossistemas, controlados por microcomputadores, que permitem a realização de ensaios com deformação ou tensão controlada, além de permitirem ensaios com carregamentos cíclicos em frequências de até 300 Hz. Um dos sistemas é constituído por uma plataforma móvel, que pode ser deslocada para ensaios de campo de vibrações forçadas, com capacidade máxima de 250 kN e frequências de até 20 Hz. 0 sistema DARTEC também está equipado com acessórios para ensaios de Mecânica do Fraturamento.

figura 1

 

 

figura 2

 

 

 

 

 

 

LABORATÓRIO DE MECÂNICA COMPUTACIONAL (LMC)
O escopo do LMC é o desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão universitária e ensino, relacionadas às especialidades de Mecânica dos Sólidos Deformáveis, Teoria das Estruturas e Métodos Computacionais aplicados à Engenharia de Estruturas, usando recursos computacionais. O LMC é um importante centro de recursos computacionais, ocupando duas salas com aproximadamente 270 m2. É equipado com 4 estações de trabalho e 34 computadores, sendo 2 servidores. O LMC possibilita o acesso a diversos programas numéricos, além de programas acadêmicos desenvolvidos para análise linear e não-linear, estática e dinâmica, de sólidos e estruturas, além dos programas relacionados à computação gráfica aplicada à Engenharia de Estruturas.

figura 1

figura 2

figura 3