Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Laboratórios (Hidráulica e Ambiental)

– LABORATÓRIO DE SANEAMENTO “LUCAS NOGUEIRA GARCEZ” (LABSAN)

O LabSan destina-se ao desenvolvimento de pesquisas na área de saneamento ambiental, sobretudo relativas ao tratamento de águas de abastecimento e residuárias, sendo utilizado para o desenvolvimento de aulas práticas de disciplinas dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, além de atender ao programa de pós-graduação. Com uma área de 350 m2, suas instalações permitem a realização de análises físico-químicas e microbiológicas, bem como de estrutura para a condução de ensaios de tratabilidade de águas para abastecimento, esgotos sanitários e efluentes industriais. Além de possuir todos os equipamentos básicos necessários para a realização de análises físico-químicas tradicionalmente utilizadas na engenharia sanitária e ambiental, o seu parque de equipamentos inclui um cromatógrafo de íons, analisador de carbono orgânico total, contador de partículas, medidor de potencial zeta e demais instrumentos analíticos para a execução de análises mais sofisticadas. Atualmente, contando com recursos provenientes de agências de fomento à pesquisa, o laboratório encontra-se em fase de expansão e modernização de suas instalações, particularmente na área de operações e processos unitários aplicados em Engenharia Sanitária.

– LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA E RECURSOS HÍDRICOS (LH)

O Laboratório de Hidráulica e Recursos Hídricos (LH) encontra-se situado no campus da USP, em São Paulo, ocupando mais de 10.000 m2 de área construída. Neste laboratório, com mais de 60 anos de atividades, são desenvolvidos inúmeros estudos de pesquisa básica e aplicada, sendo o mais antigo em atividade do Programa. Esta instalação contribuiu e contribui significativamente para o desenvolvimento da Engenharia Hidráulica e de Recursos Hídricos no Brasil, através da formação de pesquisadores, desde o fomento à Iniciação Científica até o Pós-Doutorado. A capacitação de pessoal de nível superior é traduzida pelas dissertações e teses oriundas destas pesquisas e que se encontram no acervo de sua biblioteca, que é referência para a especialidade. Suas atividades estão relacionadas com: estruturas hidráulicas fluviais e marítimas, hidrologia e recursos hídricos, hidromecânica, instrumentação hidrométrica. Atualmente, podem ser destacadas pesquisas relativas a: sensoriamento remoto aplicado a recursos hídricos; radar meteorológico de São Paulo e sistema de alerta a inundações (SAISP); modelação física com geração de ondas, marés, vazões e vento em hidráulica fluvial (ex.: Jirau) e marítima (ex.: terminal marítimo de Ponta da Madeira, dispersão de efluentes de emissários submarinos); hidráulica computacional (ex.: simulação de rompimentos e segurança de barragens).

– CENTRO DE PESQUISA EM SANEAMENTO (CPS)

Está localizado numa área aproximada de 3.000 m² junto ao LH e é utilizado para a construção e operação de unidades piloto na área de Saneamento, como suporte à linha de pesquisa em tratamento de águas de abastecimento, residuárias e de lodos em seus diversos projetos vinculados. Diversos projetos de pesquisa estão em contínuo desenvolvimento, principalmente aqueles que se referem aos projetos piloto de tratamento de efluentes domésticos e industriais e, mais recentemente, pesquisas relacionadas com o tratamento biológico de líquidos percolados em aterros sanitários. As principais linhas de pesquisa estão associadas no tratamento anaeróbio e aeróbio de esgotos sanitários, tanto na forma combinada ou isoladamente. Atualmente, reatores anaeróbios do tipo UASB, sistemas de lodos ativados e filtros biológicos aeróbios encontram-se em funcionamento no local, sendo estas alimentadas por uma linha de esgoto derivada do conjunto residencial da USP.

– LABORATÓRIO DE SISTEMAS DE SUPORTE A DECISÃO APLICADOS À ENGENHARIA AMBIENTAL E DE RECURSOS HÍDRICOS (LABSID)

Sistemas de Suporte a Decisões (SSD) constituem numa metodologia moderna e poderosa para a solução de problemas complexos e não estruturados, integrando bases de dados multidisciplinares, incorporando tecnologias de SIG e modelos matemáticos de simulação e de otimização. O LabSid foi criado em 1998 para desenvolver atividades de pesquisa, ensino, difusão e prestação de serviços à comunidade relativos a esta metodologia. O principal desenvolvimento foi o software AcquaNet, voltado a problemas de alocação de água em bacias hidrográficas complexas. Destaca-se também o sistema ABC, para análise de cheias em bacias hidrográficas complexas. Entidades públicas e privadas, inclusive a Agência Nacional de Águas, utilizam rotineiramente o AcquaNet para analisar problemas complexos de recursos hídricos, como a transposição de águas do Rio São Francisco, a operação do Sistema Produtor da Sabesp, a renovação da outorga do Sistema Cantareira, a operação do sistema da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, dentre outros. A atuação do grupo vem apresentando também efeitos multiplicadores importantes, com muitos trabalhos de pesquisa e publicações realizados em outras universidades com o apoio do LabSid e/ou a utilização dos seus produtos.

foto 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 – CENTRO INTERNACIONAL DE REFERÊNCIA EM REUSO DA ÁGUA (CIRRA)

O CIRRA, criado em 2001 com suporte da FINEP/CNPq e da ANA, tem como funções básicas desenvolver pesquisas e tecnologias adequadas, proporcionar treinamento e divulgar informações visando à promoção, à institucionalização e à regulamentação de práticas de racionalização do uso e reuso de água no Brasil. O centro dispõe de um laboratório munido de uma unidade piloto em operação contínua, com operações e processos unitários convencionais como coagulação, floculação, sedimentação acelerada, filtração em dupla camada e avançados como microfiltração, ultrafiltração, nanofiltração, osmose reversa, processos oxidativos avançados, sistemas de cloração, gerador de dióxido de cloro e de ozônio, bem como equipamentos que permitem a realização de análises físico-químicas rotineiras, dando suporte às diversas pesquisas desenvolvidas. O laboratório dá suporte a estudos de tratabilidade, principalmente de efluentes industriais, visando a determinação de condições e parâmetros de projeto específicos para dimensionamento adequado dos sistemas de tratamento para reuso.

foto 1 foto 2