Exame de qualificação para doutorado

PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

1) INSCRIÇÃO NO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

ALUNO (A) : Solicitar a inscrição pelo e-mail posgradcivil@usp.br,  com pelo menos 5 dias de antecedência da data que consta na sua ficha do Janus, com os seguintes documentos:

• cópia de pelo menos um artigo científico,  em coautoria com o orientador, submetido a periódico  indexado,  nas bases Scopus, Web of Science ou SciELO, junto com o comprovante de submissão; (versão preliminar de artigo científico a ser submetido a periódico para alunos(as) do novo regulamento)
  • link do currículo Lattes atualizado;
  • Ficha do aluno (Janus);
  • Formulário de inscrição no exame de qualificação

ORIENTADOR (A): Enviar a proposta de banca para o e-mail posgradcivil@usp.br, até a data de fechamento de pauta da reunião da CCP. (ver datas das reuniões da CCP).

A secretaria lançará a inscrição no exame de qualificação no sistema Janus e a partir de então o candidato terá 60 dias para realizar todas as etapas do exame (alunos(as) do novo regulamento terão até 90 dias).

2) REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA (alunos(as) do novo regulamento estão dispensados da prova escrita)

A banca deverá selecionar até quatro artigos científicos com pelo menos 10 dias de antecedência. As questões da prova deverão ser elaboradas pela Comissão Examinadora, havendo pelo menos uma questão por membro da banca.

A prova escrita será com consulta aos artigos indicados e terá como objetivo avaliar a capacidade de argumentação crítica do(a) aluno(a).

O orientador gerencia a elaboração e aplicação da prova, que terá duração máxima de quatro horas e comunica o resultado, registrado em ata, ao(à) aluno(a) no dia do exame de arguição.

3) EXAME DE ARGUIÇÃO ORAL

A última etapa do exame de qualificação consiste na apresentação oral do projeto de pesquisa atualizado e do artigo submetido perante uma comissão examinadora.

O(a) orientador(a) deverá agendar a data do exame com os membros da banca e a secretaria deverá ser informada, pelo e-mail posgradcivil@usp.br,  da data e horário para reserva de sala e equipamento. Indicar a modalidade do exame (presencial, remota ou híbrida) indicar neste formulário.. Os exemplares contendo o projeto de pesquisa atualizado e o artigo deverão ser enviados pelo orientador aos membros da Comissão com pelo menos 20 dias de antecedência.

Na ocasião do exame de arguição, o(a) aluno(a) receberá o resultado da avaliação escrita. Caso haja alguma reprovação, o(a) aluno(a) deverá solicitar por email, em até 15 dias (30 dias para alunos(as) do novo regulamento), nova inscrição no exame de qualificação e dentro de 60 dias contados a partir da segunda inscrição realizar novamente o(s) exame(s) no(s) qual(is) foi reprovado(a).

Cabe ao(à) aluno(a) estar ciente de seus prazos divulgados na Ficha de Aluno e das datas de reuniões da CCP divulgadas na página eletrônica do Programa.