Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Doutorado Direto

PROCESSO SELETIVO DE DOUTORADO DIRETO 2020 – INSTRUÇÕES 

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna público aos(às) interessados(as) que estão abertas as inscrições para a seleção de ingresso no curso de doutorado direto para 2020.

O edital terá validade até 31 de dezembro de 2020.

Cabe aos alunos e alunas aceitos(as) tomarem ciência do Regimento de Pós-graduação da USP e dos Regulamentos da Comissão de Pós-Graduação da Escola Politécnica e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, disponíveis em sua página eletrônica.

  1. Das vagas

O número de vagas para o doutorado direto dependerá do número de indicações feitas no período considerado.

  1. Da inscrição

A inscrição no processo de seleção para o programa de doutorado direto se dá por meio da indicação do orientador ou orientadora.

As inscrições para o processo seletivo de doutorado direto acontecerão mensalmente, de agosto a dezembro de 2020, e poderão ser feitas até a data de fechamento da pauta da reunião da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) do mês vigente. O calendário de reuniões da CCP e seus respectivos prazos de fechamento de pauta estarão disponíveis na página eletrônica do Programa.

Para efetuar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário de inscrição online e anexar os documentos listados a seguir, em formato PDF, acessando a página eletrônica do Programa (http://ppgec.poli.usp.br).

Os documentos obrigatórios são:

– Formulário de inscrição

– Carta de intenções do candidato

– Cópia simples do diploma de graduação (frente e verso);

– Cópia simples do histórico escolar do curso de graduação;

Carta anuência do(a) orientador(a) atestando aprovação do projeto de pesquisa e da candidatura sob sua orientação;

Duas cartas de recomendação de professores ou profissionais da área;

– Projeto de pesquisa;

– Cópia simples do RG e CPF;

– Cópia simples do currículo cadastrado na plataforma Lattes;

Comprovante de recolhimento de taxa de inscrição no valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais) por meio de depósito ou transferência bancária na conta abaixo. Tanto o depósito quanto a transferência devem estar identificados com o nome do candidato e cada taxa valerá apenas para um período do processo seletivo, não podendo ser reaproveitada nos períodos subsequentes em caso de reprovação.

Banco do Brasil

Ag.: 1897-x

C/C  7.809-3

NOME: FCTH-PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO

CNPJ 55.639.124/0001-03

– Certificado de proficiência em língua inglesa

O(a) candidato(a) deverá demonstrar proficiência em língua inglesa. Serão aceitos um dos certificados abaixo relacionados obedecendo a seguinte pontuação:

a) 470 pontos para o Test of English as Foreign Language – TOEFL (Institutional Testing Program – ITP). Validade do certificado de até dois anos anteriores à data de inscrição;

b) 70 pontos para o Test of English as Foreign Language – TOEFL (InternetBasedTest– IBT). Validade do certificado de até dois anos anteriores à data de inscrição;

c) 5 pontos para o InternationalEnglishLanguageTesting System – Validade do certificado de até dois anos anteriores à data de inscrição;

d) Certificate in AdvancedEnglish – CAE, da Universidade de Cambridge (sem pontuação especificada);

e) CertificateofProficiency in English – CPE, da Universidade de Cambridge (sem pontuação especificada);

Candidatos(as) que não apresentarem a documentação completa exigida até a data estipulada neste item terão a inscrição indeferida.

  1. Da seleção

Os pedidos de ingresso no doutorado direto com inscrição deferida serão analisados por uma comissão avaliadora formada por três doutores, designada pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP), que irá avaliar a documentação.

O processo seletivo é composto por duas fases. Na primeira fase o(a) candidato(a) deve ser aprovado(a) em prova escrita de conhecimentos específicos (etapa eliminatória, sendo 7 (sete) a nota mínima para aprovação nesta fase). A avaliação da segunda fase será composta da análise de currículo (Plataforma Lattes), do histórico escolar de graduação, análise do projeto de pesquisa, apresentação oral e defesa do projeto de pesquisa, comprovação de proficiência em língua inglesa. O(a)candidato(a) fará uma apresentação oral da proposta de pesquisa para a banca designada pela CCP. A apresentação poderá ser realizada por vídeo conferência, tanto do(a) candidato(a) quanto dos membros da banca. O(a) candidato(a) terá até 50 minutos para fazer a apresentação e cada membro da banca terá até uma hora para fazer a arguição.

Serão atribuídas três notas, entre zero e dez: (a) nota para avaliação curricular (currículo e histórico escolar de graduação), (b) para o projeto de pesquisa e (c) para a apresentação oral. Para ser aprovado(a), o(a) candidato(a) deverá atingir uma média igual ou superior a 7 (sete). O objetivo da avaliação do currículo e do histórico é verificar o desempenho acadêmico, atuação em pesquisa e produção acadêmica. No Projeto de Pesquisa será verificado se o(a) candidato(a) apresentou revisão bibliográfica com o estado da arte, apresenta metodologia coerente, tem infraestrutura para realização da pesquisa, tem proposta de análise coerente e se a proposta é inovadora

  1. Do resultado

A decisão da comissão avaliadora será homologada em reunião pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP) e divulgada na página eletrônica do Programa até a reunião seguinte em que a comissão foi estabelecida.A documentação dos candidatos não selecionados será descartada após o processo de seleção.

  1. Da matrícula regular

O(a) candidato(a)aprovado(a) para o doutorado direto terá sua primeira matrícula efetuada pela secretaria do Programa, mediante apresentação do requerimento de matrícula disponível na página eletrônica do Programa, e poderá dar início às atividades acadêmicas.Candidatos(as) estrangeiros(as) deverão apresentar adicionalmente, em até nove meses a partir da data de ingresso no Programa, comprovante de proficiência em língua portuguesa. Serão aceitos os certificados emitidos pelo Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH USP, com nota mínima 7 (sete), ou Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS) com pontuação mínima equivalente ao nível Intermediário Superior.

Os(as)candidatos(as) estrangeiros(as) somente poderão ser matriculados mediante apresentação do visto temporário, o que valerá no máximo por 60 dias. Após este prazo, se não for cadastrado o número do RNE, o aluno será automaticamente desligado pelo sistema.

Veja aqui a publicação do edital no diário oficial.