Exame de qualificação para doutorado

Exame de qualificação de doutorado ou doutorado direto (Resolução nº 6542 em vigor de 20/04/2013 até 28/03/2018)

1) PARA SOLICITAR A INSCRIÇÃO NO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

ALUNO (A) : Solicitar a inscrição pelo e-mail posgradcivil@usp.br,  com pelo menos 5 dias de antecedência da data que consta na sua ficha do Janus, com os seguintes documentos:

• cópia de pelo menos um artigo científico,  em coautoria com o orientador, submetido a periódico  indexado,  nas bases Scopus, Web of Science ou SciELO, junto com o comprovante de submissão;
  • link do currículo Lattes atualizado;
  • Formulário de inscrição no exame de qualificação

ORIENTADOR (A): Enviar a proposta de banca para o e-mail posgradcivil@usp.br, até a data de fechamento de pauta da reunião da CCP. (ver datas das reuniões da CCP).

2) REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA

A secretaria lançará a inscrição no exame de qualificação no sistema Janus e a partir de então o candidato terá 60 dias para realizar todas as etapas do exame.

A banca deverá selecionar até quatro artigos científicos com pelo menos 10 dias de antecedência. As questões da prova deverão ser elaboradas pela Comissão Examinadora, havendo pelo menos uma questão por membro da banca.

A prova escrita será com consulta aos artigos indicados e terá como objetivo avaliar a capacidade de argumentação crítica do(a) aluno(a).

O orientador gerencia a elaboração e aplicação da prova, que terá duração máxima de quatro horas e comunica o resultado, registrado em ata, ao(à) aluno(a) no dia do exame de arguição.

3) EXAME DE ARGUIÇÃO ORAL

A última etapa do exame de qualificação consiste na apresentação oral do projeto de pesquisa atualizado e do artigo submetido perante uma comissão examinadora.

O(a) orientador(a) deverá agendar a data do exame com os membros da banca e a secretaria deverá ser informada, pelo e-mail posgradcivil@usp.br,  da data e horário para reserva de sala e equipamento. Os exemplares contendo o projeto de pesquisa atualizado e o artigo deverão ser enviados pelo orientador aos membros da Comissão com pelo menos 20 dias de antecedência.

Na ocasião do exame de arguição, o(a) aluno(a) receberá o resultado da avaliação escrita. Caso haja alguma reprovação, o(a) aluno(a) deverá solicitar por email, em até 15 dias, nova inscrição no exame de qualificação e dentro de 60 dias contados a partir da segunda inscrição realizar novamente o(s) exame(s) no(s) qual(is) foi reprovado(a).

Cabe ao(à) aluno(a) estar ciente de seus prazos divulgados na Ficha de Aluno e das datas de reuniões da CCP divulgadas na página eletrônica do Programa.