Exame de qualificação para mestrado

Exame de qualificação de mestrado (Resolução nº 6542 em vigor de 20/04/2013 até 28/03/2018)

Procedimentos para realização do exame de qualificação de mestrado

1) PARA SOLICITAR A INSCRIÇÃO NO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

ALUNO (A) : Solicitar a inscrição pelo e-mail posgradcivil@usp.br,  com pelo menos 5 dias de antecedência da data que consta na sua ficha do Janus, com os seguintes documentos:

• cópia de um texto no formato de artigo científico, em coautoria com o(a) orientador(a),  aceito em evento científico com o comprovante de aceite ou submetido a periódico com o comprovante de submissão.
  • link do currículo Lattes atualizado.
  • Formulário de inscrição no exame de qualificação

ORIENTADOR (A) : Enviar o formulário de proposta de banca para o posgradcivil@usp.br até a data de fechamento da pauta da reunião da CCP.  (ver datas das reuniões da CCP).

2) REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA

A secretaria lançará a inscrição no exame de qualificação no sistema Janus e a partir de então o candidato terá 60 dias para realizar todas as etapas do exame.

A banca deverá selecionar até quatro artigos científicos com pelo menos 10 dias de antecedência. As questões da prova deverão ser elaboradas pela Comissão Examinadora, havendo pelo menos uma questão por membro da banca.

A prova escrita será com consulta restrita apenas aos artigos indicados e terá como objetivo avaliar a capacidade de argumentação crítica do(a) aluno(a).

O orientador gerencia a elaboração e aplicação da prova, que terá duração máxima de quatro horas e comunica o resultado, registrado em ata, ao(à) aluno(a) no dia do exame de arguição.

3) EXAME DE ARGUIÇÃO ORAL

A última etapa do exame de qualificação consiste na apresentação oral do projeto de pesquisa atualizado e do artigo submetido perante uma comissão examinadora.

O(a) orientador(a) deverá agendar a data do exame com os membros da banca e a secretaria deverá ser informada, pelo e-mail posgradcivil@usp.br,  da data e horário para reserva de sala e equipamento. Os exemplares contendo o projeto de pesquisa atualizado e o artigo deverão ser enviados pelo orientador aos membros da Comissão com pelo menos 20 dias de antecedência.

Na ocasião do exame de arguição, o(a) aluno(a) receberá o resultado da avaliação escrita. Caso haja alguma reprovação, o(a) aluno(a) deverá solicitar por email, em até 15 dias, nova inscrição no exame de qualificação e dentro de 60 dias contados a partir da segunda inscrição realizar novamente o(s) exame(s) no(s) qual(is) foi reprovado(a).

Cabe ao(à) aluno(a) estar ciente de seus prazos divulgados na Ficha de Aluno e das datas de reuniões da CCP divulgadas na página eletrônica do Programa.