Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Processo Seletivo de Mestrado 2019

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO 2019

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

 

O Presidente da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao curso de Mestrado conforme as normas do processo seletivo descritas abaixo.

Os(as) interessados(as) em participar do processo seletivo de mestrado 2019, para ingresso no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo deverão se inscrever conforme instruções a seguir.

Cabe aos(às) alunos(as) aceitos(as) se informarem sobre o Regimento de Pós-graduação da USP e sobre o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, disponíveis em sua página eletrônica.

O presente edital é válido somente para o ano letivo de 2019.

  1. Das Vagas

As áreas de concentração e o número de vagas disponíveis para o mestrado são:

Engenharia de Construção Civil e Urbana – 20 vagas.

Engenharia de Estruturas – 30 vagas.

Engenharia Geotécnica – 12 vagas

Engenharia Hidráulica e Ambiental – 30 vagas

O Programa não se obriga a preencher todas as vagas oferecidas.

  1. Da inscrição

O período de inscrição para apresentação da documentação vai de 01 a 23 de setembro de 2018. Para ter sua inscrição efetivada, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição online e anexar os documentos listados a seguir, em formato PDF, acessando a página eletrônica do Programa (http://ppgec.poli.usp.br).

Os documentos obrigatórios são:

Cópia simples do diploma de graduação. Caso o diploma ainda não tenha sido expedido, apresentar o respectivo atestado de colação de grau. Alunos de graduação com previsão de finalização de curso para 2018 poderão se inscrever no processo seletivo apresentando o histórico escolar em andamento. Em caso de serem selecionados, deverão apresentar a cópia do atestado de colação de grau ou certificado de conclusão de curso e histórico escolar final no ato da matrícula, conforme item 4 deste edital.

– Cópia simples do histórico escolar do curso de graduação;

– Duas cartas de recomendação de professores(as) ou profissionais da área. O(a) recomendante deverá preencher a carta de recomendação online que estará disponibilizada na página eletrônica do Programa.

– Comprovante de recolhimento de taxa de inscrição no valor de R$100,00 (cem reais), por meio de depósito simples na conta abaixo:

Banco do Brasil

Ag.: 1897-x

C/C  7.809-3

NOME: FCTH-PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO

CNPJ 55.639.124/0001-03

O certificado de aprovação no exame de língua inglesa é obrigatório para o curso de mestrado e deve estar de acordo com as exigências do item 4) deste edital. Entretanto, o mesmo poderá ser apresentado somente em caso de aprovação no processo seletivo, no ato da primeira matrícula, estando o(a) candidato(a) dispensado(a) de apresentá-lo para inscrição no processo seletivo.

Candidatos(as) que não apresentarem toda a documentação solicitada até a data limite estabelecida serão desclassificados.

Candidatos com a documentação completa e inscrição deferida terão seus nomes divulgados na página eletrônica do Programa (www.ppgec.poli.usp.br) até o dia 01 de outubro de 2018 e estarão automaticamente convocados a realizar as demais etapas do processo seletivo.

3. Da seleção

A) O processo seletivo será composto pelas seguintes etapas:

A1) Prova escrita: o exame de avaliação escrito deverá ser feito presencialmente no dia 19 de outubro de 2018, das 14h às 17h. Para tanto o(a) candidato(a) deverá comparecer à Escola Politécnica, localizada na Avenida Professor Almeida Prado, 83, travessa 2, CEP 05508-070, no Edifício de Engenharia Civil. A bibliografia sugerida para a prova estará especificada na página eletrônica do Programa. Candidatos(as) que tiverem nota inferior a 7,0 (sete) no exame escrito estarão desclassificados(as). Candidatos(as) aprovados nesta etapa terão seus nomes divulgados na página eletrônica do Programa até o dia 29 de outubro de 2018 e deverão participar das etapas seguintes do processo seletivo.

A2) Avaliação curricular: candidatos(as) aprovados na prova escrita receberão nota de avaliação curricular. A análise curricular será feita com base na avaliação do currículo Lattes e do histórico escolar do(a) candidato(a), visando a verificar seu desempenho acadêmico, atuação em pesquisa e produção acadêmica;

A3) Exame de arguição oral: candidatos(as) aprovados na prova escrita serão avaliados(as) na etapa de arguição oral, que deverá acontecer no período de 05 a 09 de novembro de 2018, visando à complementação da avaliação curricular.

A média final será calculada em função da nota da prova escrita, equivalente a 50% (cinquenta por cento), nota de avaliação curricular, equivalente a 25% (vinte e cinco por cento) e nota de arguição oral, equivalente a 25% (vinte e cinco por cento).

Candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete) na média final serão desclassificados (as).

A lista dos(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo será publicada na página eletrônica do Programa no dia 23 de novembro de 2018, a partir das 17h00.

Em hipótese alguma haverá devolução da taxa de inscrição.

4. Da matrícula

A) A matrícula dos candidatos aprovados será em fevereiro de 2019, conforme calendário de Pós-Graduação da Escola Politécnica da USP, a ser disponibilizado na página eletrônica do Programa.

B) Candidatos(as) aprovados(as), ou seus procuradores legais, deverão apresentar, na data da matrícula, os seguintes documentos:

  • Requerimento de Matrícula;
  • Declaração de originalidade;
  • Cópia simples do diploma de graduação;
  • Cópia simples do histórico escolar de graduação;
  • Certificado de aprovação em um dos exames de língua inglesa abaixo relacionados, dentro do prazo de validade especificado abaixo, obedecendo a seguinte pontuação: 400 pontos para o Test of English as Foreign Language – TOEFL (Institutional Testing Program – ITP/ validade 2 anos); 58 pontos para o Test of English as Foreign Language – TOEFL (Internet‐Based‐Test – IBT/ validade 2 anos); 4 pontos para o International English Language Testing System – IELTS/ validade 2 anos; Certificate in Advanced English – CAE, da Universidade de Cambridge (sem pontuação especificada); Certificate of Proficiency in English – CPE, da Universidade de Cambridge (sem pontuação especificada);
  • Candidatos(as) estrangeiros(as) deverão apresentar adicionalmente ao certificado de aprovação no exame de língua inglesa, o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras – nível intermediário), ou certificado emitido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) com nota mínima de 70% do valor da prova.
  • Cópia autenticada do RG e CPF (ou cópia do RNE – Registro Nacional de Estrangeiros). Não será aceita cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • 1 foto 3×4.

Estudantes estrangeiros somente poderão ser matriculados mediante apresentação do visto temporário, o que valerá no máximo por 60 dias. Após este prazo, se não for cadastrado o número do RNE, o aluno será automaticamente desligado pelo sistema.

A documentação dos candidatos não selecionados será descartada após o processo de seleção.

Veja aqui a publicação do edital no diário oficial.