Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Pré-mestrado

O Programa de Pré-mestrado é voltado a alunos(as) regularmente matriculados(as) no curso de graduação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE PRÉ-MESTRADO 2019

PROGRAMA DE PRÉ-MESTRADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

O Presidente da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Pré-Mestrado em Ciência e Tecnologia da Engenharia Civil e Ambiental conforme as normas do processo seletivo descritas abaixo.

Os(as) interessados(as) em participar do Processo Seletivo de Pré-Mestrado 2019, para ingresso no Programa de Pré-Mestrado em Ciência e Tecnologia da Engenharia Civil e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, deverão se inscrever conforme instruções a seguir.

Cabe aos(às) interessados(as) se informar sobre o Projeto Pedagógico e Regimento do Programa de Pré-Mestrado em Ciência e Tecnologia da Engenharia Civil e Ambiental, disponíveis na página eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP.

O presente edital é válido somente para ingresso no ano letivo de 2019.

  1. Das Vagas

O programa disponibiliza o número máximo de 50 (cinquenta) vagas. O Programa não se obriga a preencher todas as vagas oferecidas.

  1. Da inscrição

O período de inscrição e apresentação da documentação vai de 2 a 16 de outubro de 2018. Para ter sua inscrição efetivada, o(a) candidato(a) deverá entregar os seguintes documentos, na secretaria do Programa, durante o período de inscrições especificado, das 07h30 às 13h00.

Os documentos obrigatórios são:

Ficha de inscrição  onde o candidato deverá indicar a área de concentração pretendida (Engenharia de Construção Civil e Urbana, Engenharia de Estruturas, Engenharia Geotécnica ou Engenharia Hidráulica e Ambiental) e o orientador pretendido;

– Cópia simples do histórico escolar do curso de graduação;

– Cópia simples do currículo Lattes;

Candidatos(as) que não apresentarem toda a documentação solicitada até a data limite estabelecida serão desclassificados.

3. Da seleção

A) Haverá uma comissão de seleção constituída por, no mínimo, 3 docentes, que avaliará a documentação dos(as) candidatos(as). Candidatos(as) que tiverem a documentação completa e válida terão a sua inscrição deferida. Seus nomes serão divulgados na página eletrônica do Programa até o dia 22 de outubro de 2018.

B) Os candidatos que tiverem as suas inscrições deferidas poderão participar do processo seletivo, que será composto pelas seguintes etapas:

B1) Avaliação curricular: a análise curricular será feita com base na avaliação do currículo Lattes e do histórico escolar do(a) candidato(a), visando a verificar seu desempenho acadêmico, eventual experiência em pesquisa e produção acadêmica. Também nesta fase, será verificado se o candidato atende à condição indispensável para a opção pelo PPMEC, qual seja, a de que tenha concluído, no mínimo, 80% dos créditos até o 7º semestre ideal do seu curso de origem (inclusive);

B2) Exame de arguição oral: os(as) candidatos(as) que atenderem aos requisitos mínimos de 80% dos créditos concluídos serão convocados(as) por meio do email informado na ficha de inscrição para realização de entrevista ou exame de arguição oral, que deverá acontecer no período de 29 a 31 de outubro de 2018, visando à complementação da avaliação curricular.

C) A nota final do(a) candidato(a) será a média aritmética de suas notas obtidas na avaliação curricular e na arguição oral (ambas com mesmo peso).

D) Candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete) na nota final serão desclassificados(as).

E) A lista dos(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo será publicada na página eletrônica do Programa no dia 01/11/2018, a partir das 17h00. A divulgação do resultado apresentará lista de candidatos aprovados em ordem alfabética.

4. Da matrícula

A matrícula dos(as) candidatos(as) aprovados(as) ocorrerá segundo os procedimentos regimentais para o ano de 2019. Solicita-se que os(as) aprovados(as)  acompanhem tais procedimentos junto à CoC-Civil.

Confira aqui a publicação do edital no diário oficial.

CANDIDATOS(AS) COM INSCRIÇÃO DEFERIDA PARA PARTICIPAR DO

PROCESSO SELETIVO DE PRÉ-MESTRADO 2019

Candidato(a)

Orientador(a)

Douglas Santos de Siqueira Prof. Guilherme Rosa Franzini
Fábio Alves Tomaz Prof. Theo Syrto Octavio de Souza
Giovana Gouveia Costa Prof. Theo Syrto Octavio de Souza
Guilherme Morita Rangel Prof. Guilherme Rosa Franzini
Ian Kim Prof. Theo Syrto Octavio de Souza
João Carlos Viana Rezende Prof. José Orlando Avesani Neto
Rafael Koji Nagano Prof. Prof. Guilherme Rosa Franzini
Tiago Haddad Marum Prof. Antonio Domingues de Figueiredo
Renan de Luca Avila Prof. Dione Mari Morita
Vitor Schwenck F. Maciel Jr. Prof. Guilherme Rosa Franzini

LISTA DE APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO DE PRÉ-MESTRADO 2019

Candidato(a)

Orientador(a)

Fábio Alves Tomaz Prof. Theo Syrto Octavio de Souza
Giovana Gouveia Costa Prof. Theo Syrto Octavio de Souza
Guilherme Morita Rangel Prof. Guilherme Rosa Franzini
Ian Kim Prof. Theo Syrto Octavio de Souza
João Carlos Viana Rezende Prof. José Orlando Avesani Neto
Tiago Haddad Marum Prof. Antonio Domingues de Figueiredo
Vitor Schwenck F. Maciel Jr. Prof. Guilherme Rosa Franzini