Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Áreas de Concentração

Engenharia de Construção Civil e Urbana (linhas de pesquisa)

  1. Materiais e componentes cimentícios ecoeficientes:Inclui pesquisas que visam desenvolver soluções de baixo custo e reduzido impacto ambiental dos materiais cimentícios, que consomem 1/3 das materiais primas, e emitem 5% dos GEE. Inclui (a) concretos de baixo índice de ligante; (b) uso de resíduos em materiais cimentícios; (c) compósitos sem amianto; (d) novos ligantes e argilas calcinadas; (e) materiais cimentícios com gradação funcional; (f) caracterização avançada de agregados e fíleres; (g) desenvolvimento de superfícies autolimpantes; e (h) melhoria da durabilidade.
  2. Gestão de Projetos:Compreende o desenvolvimento de inovações metodológicas voltadas ao planejamento, organização, direção e controle do processo de projeto, o que envolve a formulação de estratégias para a gestão de projetos, o desenvolvimento e a coordenação de projetos, sua avaliação e retroalimentação, além de atividades ligadas diretamente à gestão das equipes de projeto, como a contratação de projetos, a definição de escopos, etapas e sistemas de informação para projeto, e a gestão das interfaces com os clientes.
  3. Gestão das Cidades:As pesquisas têm por objetivo analisar os modelos de administração existentes e propor formas de gestão adequadas ao contexto local, regional e nacional. Tem também por objetivo o estabelecimento de critérios de desempenho das cidades, englobando os seus diversos sub-sistemas de infra-estrutura, serviços e equipamentos sociais e a análise da legislação urbana e propostas de sistemas inovadores de controle e gerenciamento da cidade.
  4. Soluções para Construção Sustentável:Inclui pesquisas mais conceituais relacionadas à sustentabilidade na construção, abordando tópicos como: (a) desmontagem; (b) desempenho de superfícies frias; (c) gestão de resíduos; (d) energia; (e) água, (f) avaliação de ciclo de vida; e (g) durabilidade.
  5. Soluções para Infraestrutura:Trata de desenvolver soluções e ferramentas para melhorar projeto, materiais, construção, durabilidade e gestão da infraestrutura, com ênfase em materiais à base de concreto: (a) concretos reforçados com fibras; (b) instrumentação de obras de infra-estrutura; (c) desenvolvimento de sistemas de controle; (d) vias férreas.
  6. Reologia e processamento de materiais:Inclui pesquisas cujo objetivo é desenvolver o ferramental e os conceitos de reologia. São feitas pesquisas nas seguintes técnicas resológicas: (a) squeeze-flow e reometria compressiva; (b) desenvolvimento de reometros; etc.
  7. Modelagem e Simulação Computacional:As pesquisas têm por objetivo o desenvolvimento e aplicação de modelos matemáticos e ferramentas computacionais na Engenharia de Construção Civil, visando à otimização de recursos, melhoria do desempenho e da qualidade e o aumento da confiabilidade, bem como a aplicação do computador na atividade de projeto e ensino. Inclui tópicos como técnicas de simulação computacional, soft-computing (Lógica Fuzzy), Teoria de decisão, otimização multicritério, Tecnologia da Informação, simulação ambiental para análise de conforto em edificações, Building Information Modelling, etc.

 

Engenharia de Estruturas (linhas de pesquisa)

    1. Grandes estruturas: projeto, métodos construtivos e monitoração:Estudo e avaliação de: a) critérios de projeto, normas e especificações; b) métodos construtivos; c) modelagem numérica; d) ações; e) aspectos de segurança, aplicados à estruturas de barragens, edifícios altos, túneis e pontes de concreto.
    2. Mecânica de Sólidos Deformáveis:Temas relativos a Mecânica dos Meios Contínuos (elasticidade finita), Mecânica dos Meios Descontínuos (fraturamento e fadiga), Reologia de Materiais Estruturais e Mecânica dos Solos Teórica. Inclui temas ligados às formulações matemáticas para descrição do comportamento mecânico dos sólidos deformáveis e da solução numérica desses modelos matemáticos.
    3. Métodos Computacionais em Mecânica Aplicada:Simulação de problemas de conformação de metais, tais como conformação de chapas e extrusão, pelo método dos elementos finitos. Comparação de pacotes de software comerciais. Além de desenvolvimento de análise dos problemas de contato com atrito em 3D.
    4. Teoria das estruturas:Linha de amplo escopo, é campo fértil para investigação tecnológica e científica, com grande aplicação em Engenharia de Estruturas em seu sentido lato. Ocupa-se de temas relativos ao comportamento de estruturas formadas por barras retas ou curvas, estruturas de cabos, placas e cascas, enfocando aspectos de concepção e análise (estática ou dinâmica) de estruturas (de comportamento linear ou não-linear), entre os quais problemas de instabilidade estática ou dinâmica de estruturas esbeltas.
    5. Sistemas e materiais estruturais:
      Esta linha envolve a pesquisa sobre a aplicação dos materiais em diversos sistemas estruturais. São enfocados aspectos experimentais, teóricos e normativos sobre o comportamento dos diversos materiais e também dos sistemas estruturais correspondentes.

 

Engenharia Geotécnica (linhas de pesquisa)

  1. Fundações e Escavações:Estudo do comportamento estático e dinâmico dos diversos tipos de fundação e da interação entre o maciço (terroso ou rochoso) e os elementos de fundação ou contenção. Estudo de escavações subterrâneas à céu aberto, seqüência construtiva etc.
  2. Geomecânica: A Geomecânica concentra o conhecimento das ciências que compõe a Engenharia Geotécnica e que servem de base para os diversos campos de aplicação prática, como as fundações, as escavações e as obras de terra.
  3. Geotecnia Ambiental:Aborda a análise de riscos geoambientais, biotecnologia, disposição de rejeitos e resíduos, transporte de poluentes em meios porosos, etc.
  4. Obras de terra e enrocamento:Inclui pesquisas em aterros sobre solos moles, barragens e aterros, taludes naturais e de corte, tratamento e melhoria de maciços.

 

Engenharia Hidráulica (linhas de pesquisa)

A Área de Engenharia Hidráulica e Ambiental desenvolve pesquisas para o avanço do conhecimento técnico e científico voltadas para o conhecimento e integração do uso sustentável da água para o desenvolvimento das atividades humanas em todas as suas necessidades, o gerenciamento de resíduos sólidos, o planejamento e a gestão ambiental e as tecnologias ambientais aplicadas à prevenção e controle da poluição. As linhas de pesquisa compreendem o planejamento e a implantação de obras hidráulicas fluviais e marítimas em ambientes urbano e costeiro, o saneamento básico, a prospecção de modelos de gestão da água e efluentes, levando em conta o seu caráter transdisciplinar, o desenvolvimento e implantação de tecnologias para tratamento de água e efluentes industriais e domésticos, o desenvolvimento de programas de conservação e reúso de água, a gestão e o tratamento de resíduos sólidos, a recuperação de áreas degradadas, a inovação em tecnologias ambientais e o planejamento e gestão ambiental.
Linhas de pesquisa

  1. Obras Hidráulicas Fluviais e Marítimas
  2. Recursos Hídricos
  3. Saneamento Ambiental
  4. Planejamento e Gestão Ambiental
  5. Inovação em tecnologias ambientais