História

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil forma Mestres e Doutores desde 1970, nas áreas de Construção Civil, Estruturas, Engenharia Geotécnica e Hidráulica.

A Escola Politécnica da USP foi criada em 24 de agosto de 1893 e se destacou na formação dos seus alunos, implantação de laboratórios e pesquisas. A pós-graduação foi implantada na EPUSP na década de 60, sendo anterior ao Parecer 977/65 do Conselho Federal de Educação e por isso, definiu muitas das características dos demais cursos de mestrado e doutorado em todo Brasil.
Os docentes do Programa se destacaram tanto na Engenharia e Pesquisa, como também em atividades administrativas.

Na área de Engenharia Geotécnica vários dos ex-presidentes da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica foram ou são docentes do programa, como por exemplo os professores: Milton Vargas, Victor de Mello, Carlos de Sousa Pinto, Faiçal Massad, Waldemar Hachich. O Prof. Victor de Mello foi inclusive presidente da Associação Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica.

Na área de estruturas temos exemplos expoentes na engenharia nacional como os dos Profs. Telêmaco Langendonck, Décio Leal de Zagottis, Lauro Modesto dos Santos, Péricles Brasiliense Fusco, Vitor Souza Lima e tantos outros que muito colaboraram para engenharia do nosso país, por meio de seu trabalho de pesquisa e de suas aplicações em grandes obras no país e no exterior.

A Engenharia Hidráulica e Sanitária sempre foi considerada uma das áreas de maior atuação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, sendo que praticamente a maior parte das estruturas hidráulicas que compõem o parque gerador de energia elétrica do Estado de São Paulo foi concebido e estudado no Centro Tecnológico de Hidráulica. Dentre os profissionais de maior destaque, pode-se citar os Professores Lucas Nogueira Garcez (ex-governador do Estado de São Paulo de 1951 a 1955), José Augusto Martins, Kokei Uehara e Carlito Flávio Pimenta. A área de Saneamento Básico orgulha-se de ter como representantes os Professores José Martiniano de Azevedo Neto, Eduardo Ryomei Yassuda (ex-Secretário de Estado de 1967 a 1971) e Benoit de Almeida Victoretti (ex-prefeito de São José dos Campos de 1951 a 1954), sendo estes responsáveis pela modernização da área de saneamento básico no Brasil e responsáveis pela concepção dos principais sistemas de abastecimento de água e sistemas de coleta e afastamento de esgotos sanitários da maioria das cidades do Estado de São Paulo.