2017 PhD selective process
EDITAL 2017_1 – INGRESSO NO DOUTORADO – PPGEC
A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para a seleção de ingresso no curso de doutorado para 2017.
Este edital terá validade de 1 ano.
Cabe aos alunos aceitos se informarem sobre o Regimento de Pós-graduação da USP e sobre os Regulamentos da Comissão de Pós-Graduação da Escola Politécnica e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, disponíveis em sua página eletrônica.
- Das vagas
O número de vagas para o doutorado dependerá da disponibilidade de vagas de cada orientador na ocasião do pedido de ingresso. O candidato deverá consultar o orientador pretendido para verificar essa disponibilidade. A lista de orientadores credenciados está disponível na página eletrônica do Programa.
- Da inscrição
As inscrições para o processo seletivo de doutorado acontecerão do primeiro ao décimo dia útil de cada mês, de fevereiro a dezembro de 2017.
Para efetuar a inscrição, a documentação a seguir deverá ser entregue presencialmente, de segunda à sexta-feira, das 09h às 12h ou das 14h às 16h30 (exceto feriados), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, no endereço Av. Prof. Almeida Prado, 83, travessa 2, CEP: 05508-070, Edifício de Engenharia Civil, na secretaria do Departamento de Engenharia de Construção Civil (PCC).
Alternativamente, os documentos de inscrição podem ser enviados por correio para o endereço acima, com a seguinte identificação no envelope: “Processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil – EPUSP”. Neste caso, será considerada a data de postagem da correspondência, que deverá estar dentro do prazo de inscrição.
Os documentos obrigatórios são:
– Cópia simples do diploma de graduação;
– Cópia simples do diploma de mestrado ou certificado de conclusão de mestrado;
– Cópia simples do histórico escolar do curso de graduação;
– Cópia simples do histórico escolar do curso de mestrado;
– Duas cartas de recomendação de professores ou profissionais da área. Não serão aceitas cartas enviadas por email;
– Projeto de pesquisa;
– Carta de anuência do orientador atestando aprovação do projeto de pesquisa e da candidatura sob sua orientação;
– Cópia simples do RG e CPF;
– Comprovante de recolhimento de taxa de inscrição no valor de R$100,00 (cem reais) por meio de depósito ou transferência bancária na conta abaixo. Tanto o depósito quanto a transferência devem estar identificados com o nome do candidato e cada taxa valerá apenas para um período do processo seletivo, não podendo ser reaproveitada nos períodos subsequentes em caso de reprovação.
Banco do Brasil
Ag.: 1897-x
C/C 7.809-3
NOME: FCTH-PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO
CNPJ 55.639.124/0001-03
– Certificado de aprovação em exame de língua inglesa. Serão aceitos um dos certificados abaixo relacionados obedecendo a seguinte pontuação:
- a) 470 pontos para o Test of English as Foreign Language – TOEFL (Institutional Testing Program – ITP). Validade do certificado de até dois anos anteriores à data de inscrição;
- b) 70 pontos para o Test of English as Foreign Language – TOEFL (Internet‐Based‐Test – IBT). Validade do certificado de até dois anos anteriores à data de inscrição;
- c) 5 pontos para o International English Language Testing System – IELTS. Validade do certificado de até dois anos anteriores à data de inscrição;
- d) Certificate in Advanced English – CAE, da Universidade de Cambridge (sem pontuação especificada);
- e) Certificate of Proficiency in English – CPE, da Universidade de Cambridge (sem pontuação especificada);
- f) Certificado de proficiência em língua portuguesa, obrigatório para candidatos estrangeiros. Serão aceitos os certificados emitidos pelo Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH USP, com nota mínima 7 (sete), ou Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS) com pontuação mínima equivalente ao nível Intermediário Superior.
Candidatos que não apresentarem a documentação completa exigida dentro do período de inscrições estarão desclassificados
- Da seleção
Os pedidos de ingresso no doutorado com inscrição deferida serão avaliados por uma banca formada por três doutores, designada pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP), que irá avaliar a documentação. Será atribuída uma nota, entre zero e dez, para a avaliação curricular (currículo Lattes, histórico escolar de graduação e de mestrado) e outra para o projeto de pesquisa. Para ser aprovado, o candidato deverá atingir uma média igual ou superior a 7 (sete)
3.1. Da avaliação curricular
A avaliação curricular compreende a análise do histórico escolar do candidato e de seu histórico acadêmico registrado no currículo Lattes. Serão consideradas as participações em projetos de pesquisa, bolsas anteriores, publicações científicas, premiações, participações em eventos técnico-científicos e demais itens que possam compor a descrição das atividades acadêmicas, científicas e profissionais desenvolvidas pelo candidato.
3.2 Da avaliação do projeto
A avaliação do projeto inclui verificar sua pertinência, a originalidade dos objetivos e a importância da contribuição pretendida para a área do conhecimento. Será verificado se o candidato apresentou revisão bibliográfica com o estado da arte e serão analisados fatores como fundamentação científica e métodos empregados, adequação do projeto a um programa de doutorado e viabilidade de sua execução dentro do prazo previsto e com os recursos disponíveis.
3.3 Do resultado
A decisão da comissão avaliadora será homologada em reunião pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP) e divulgada na página eletrônica do Programa em até 60 dias contados a partir do encerramento do período de inscrições ao qual o interessado submeteu sua candidatura.
- Da matrícula regular
O candidato aceito para o doutorado terá sua primeira matrícula efetuada pela secretaria do Programa e poderá dar início às atividades acadêmicas.
Os estudantes estrangeiros somente poderão ser matriculados mediante apresentação do visto temporário, o que valerá no máximo por 60 dias. Após este prazo, se não for cadastrado o número do RNE, o aluno será automaticamente desligado pelo sistema.
Veja a publicação do edital no diário oficial.