Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Biblioteca e informática

Biblioteca

O Serviço de Bibliotecas da Escola Politécnica é uma das maiores unidades prestadoras de serviços de informação do Conjunto de Base do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP – SIBI-USP. Compõe-se da Biblioteca Central e 8 bibliotecas descentralizadas, entre as quais está a biblioteca da Engenharia Civil, que compreende atualmente cerca de 17.447 livros, 96.064 fascículos de periódicos, 4.383 teses e dissertações, além de recursos multimeios e outros. Pesquisadores do Programa têm fácil acesso ao acervo das demais bibliotecas da Escola Politécnica, composto por cerca de 94.000 livros, 100.000 fascículos de periódicos, 20.000 teses e dissertações. O Serviço de Bibliotecas da Escola Politécnica da USP mantém assinaturas de mais de 1000 periódicos impressos e 600 em meio eletrônico, incluindo todos os principais periódicos da área de Engenharia Civil (226 títulos correntes e 533 coleções). Pedidos de compra de livros nacionais e estrangeiros vêm sendo prontamente atendidos. Diversos bancos de dados bibliográficos em CD-ROM estão disponíveis para consulta dos usuários. Entre as principais bases disponíveis estão Compendex/EV-2, Computer DataBase/IAC, Dissertation Abstracts, Derwent (patentes), ERL-WebSpirs, ISSN on line, Journal of Citation Reports, MathSciNet, Metadex e Web of Sciece. O sistema de bibliotecas da POLI USP mantém um convênio com a British Library que permite que uma cópia de qualquer documento do acervo daquela biblioteca seja colocada à disposição do consulente em menos de 48 horas. Outros convênios são mantidos com a NACO/Library of Congress, ISTEC, University of California, CEPAL/UN, WorldCat. Convênios nacionais são mantidos com IB/CT, CCN, COMUT, Rede Antares e Teses Brasileiras, REBAE e Biblioteca Nacional.

A comunidade tem acesso online ao conteúdo completo dos principais periódicos da área, incluindo ao Science Direct (Elsevier), Springer, ISI Web of Science entre outros.

O catálogo do acervo do sistema de bibliotecas da POLI USP é acessível também através da Intranet da POLI USP e da internet, via sistema Dedalus. Anualmente, no início do período letivo, é programada uma palestra da equipe de bibliotecárias da Engenharia Civil para os alunos da pós-graduação, de modo a familiarizá-los com todas as facilidades oferecidas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da USP.

Contacto da biblioteca de engenharia civil “Prof. Telemaco Van Langendonck”
Tel.: (11) 3091-5204
e-mail: biblioteca.civil.poli@usp.br

Informática

O Programa coloca à disposição dos alunos de pós-graduação recursos computacionais dos mais diversos e avançados, cobertura de rede wireless, salas de videoconferência utilizadas para aulas, reuniões e defesas, conta de e-mail e de rede entre outros benefícios. Conectados a partir de qualquer computador dentro da universidade ou em suas residências, o acesso por rede privada virtual (VPN) permite que os alunos possam realizar muitas de suas tarefas através da rede USP. Cada área de concentração oferece ao menos uma sala de microcomputadores para uso exclusivo dos alunos de pós-graduação. Nas diversas especialidades há laboratórios equipados para atender as necessidades dos pesquisadores, incluindo aquisição automática de dados e ferramentas computacionais de análise. O Programa dispõe de um cluster Linux com 12 processadores paralelos para desenvolvimento de modelagem complexa na área de CFD e máquinas de prototipagem.

Nos laboratórios, redes internas dos departamentos, salas de pesquisadores e salas didáticas, há cerca de 300 microcomputadores à disposição de alunos e docentes do Programa. Cerca da metade destes computadores é de acesso direto por parte dos alunos de pós-graduação. Para a análise de problemas de grande porte os usuários têm acesso, por fibra óptica, aos computadores do Centro de Computação Eletrônica da USP. Trata-se de uma infraestrutura considerável que, combinada com o grande número de softwares científicos disponíveis, tais como Ansys, Adina, Nastran, Abaqus, Diana, NX-3, ArcView, Matlab, Mathematica, compiladores Fortran e C++, Statplus entre outros, capacita o Programa a desenvolver pesquisas de ponta na área de modelação computacional. Especificamente nesse triênio a área de Geotécnica se equipou para realizar pesquisas em modelagem computacional e adquiriu programas, como Plaxis 2D, Plaxis Flow, Plaxis Tunnel 3D, Plaxis Foundation 3D, 3DEC, Slide, Geostudio (Geoslope, Seep, Sigma), Mudflow, Hydrus 3D, Slide, Phases 2, Unweaded, Abaqus, Settlement 3D, Dipsm.