Processo seletivo de doutorado 2022
PROCESSO SELETIVO DE DOUTORADO 2022 – INSTRUÇÕES
A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para a seleção de ingresso no curso de doutorado de 2022. Os candidatos aprovados terão até 12 meses a partir da homologação do resultado para realizar a primeira matrícula regular.
Cabe aos candidatos e candidatas aceitos(as) tomarem ciência do Regimento de Pós-graduação da USP e dos Regulamentos da Comissão de Pós-Graduação da Escola Politécnica e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, disponíveis em sua página eletrônica.
- Das vagas
O número de vagas para o doutorado dependerá da disponibilidade de vagas de cada orientador(a) na ocasião do pedido de ingresso. O(a) candidato(a) deverá consultar o(a) orientador(a) pretendido(a) para verificar essa disponibilidade. A lista de orientadores(as) credenciados(as) está disponível na página eletrônica do Programa.
- Da inscrição
As inscrições para o processo seletivo de doutorado acontecerão mensalmente, de janeiro a novembro de 2022, e poderão ser feitas até a data de fechamento da pauta da reunião da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) do mês vigente. Ver aqui o calendário de reuniões da CCP e seus respectivos prazos de fechamento de pauta.
Para efetuar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário de inscrição online e anexar os documentos listados a seguir, em formato PDF.
Os documentos obrigatórios são:
– Cópia simples do diploma de graduação (frente e verso);
– Cópia simples do diploma de mestrado (frente e verso) ou certificado de conclusão de mestrado. Caso o candidato ainda não tenha defendido o mestrado, será aceita uma declaração do orientador e assinada pelo presidente da CCP do programa de origem indicando a data marcada para a realização da banca de mestrado. Esta data deverá, obrigatoriamente, estar inserida no período de validade deste edital. No entanto, a matrícula regular, em caso de aprovação no programa de doutorado, somente poderá ser feita mediante entrega de documentação comprobatória de conclusão do mestrado;
– Cópia simples do histórico escolar do curso de graduação;
– Cópia simples do histórico escolar do curso de mestrado;
– Projeto de pesquisa;
– Carta de anuência do(a) orientador(a) atestando aprovação do projeto de pesquisa e da candidatura sob sua orientação;
– Cópia simples do RG e CPF;
– Cópia do currículo cadastrado na plataforma Lattes.
– Comprovante de recolhimento de taxa de inscrição no valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais) por meio de depósito ou transferência bancária na conta abaixo. Tanto o depósito quanto a transferência devem estar identificados com o nome do candidato e cada taxa valerá apenas para um período do processo seletivo, não podendo ser reaproveitada nos períodos subsequentes em caso de reprovação.
Banco do Brasil
Ag.: 1897-x
C/C 7.809-3
NOME: FCTH-PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO
CNPJ 55.639.124/0001-03
Poderá ser solicitada isenção de taxa de inscrição para casos que atendam a lei 13.656/18 desde que apresentados os devidos comprovantes. Serão aplicadas as sanções aos(às) candidatos(as) que venham a prestar informação falsa, referidas no art. 2º da lei.
O(a) candidato(a) deverá demonstrar proficiência em língua inglesa. Serão aceitos um dos certificados abaixo relacionados obedecendo a seguinte pontuação:
a) 470 pontos para o Test of English as Foreign Language – TOEFL (Institutional Testing Program – ITP). Validade do certificado de até dois anos anteriores à data de inscrição;
b) 70 pontos para o Test of English as Foreign Language – TOEFL (Internet‐Based‐Test– IBT). Validade do certificado de até dois anos anteriores à data de inscrição;
c) 5 pontos para o International English Language Testing System – Validade do certificado de até dois anos anteriores à data de inscrição;
d) Certificate in Advanced English – CAE, da Universidade de Cambridge (sem pontuação especificada);
e) Certificate of Proficiency in English – CPE, da Universidade de Cambridge (sem pontuação especificada);
Candidatos(as) que comprovem ter residido por no mínimo 2 anos em país de língua oficial inglesa poderão solicitar dispensa da apresentação dos certificados de inglês indicados acima.
Candidatos(as) que não apresentarem a documentação completa exigida até a data estipulada neste item terão a inscrição indeferida.
- Da seleção
Os pedidos de ingresso no doutorado com inscrição deferida serão analisados por uma comissão avaliadora formada por três doutores(as), designada pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP), que irá avaliar a documentação. Será atribuída uma nota, entre zero e dez, para a avaliação curricular (currículo Lattes, histórico escolar de graduação e de mestrado) e outra para o projeto de pesquisa. Para ser aprovado, o(a) candidato(a) deverá atingir uma média final igual ou superior a 7 (sete).
3.1 Da avaliação curricular
A avaliação curricular compreende a análise do histórico escolar do(a) candidato(a) e de seu histórico acadêmico registrado no currículo Lattes. Serão consideradas as participações em projetos de pesquisa, bolsas anteriores, publicações científicas, premiações, participações em eventos técnico-científicos e demais itens que possam compor a descrição das atividades acadêmicas, científicas e profissionais desenvolvidas pelo(a) candidato(a).
3.2 Da avaliação do projeto
A avaliação do projeto inclui verificar sua pertinência, a originalidade dos objetivos, a importância da contribuição pretendida para a área do conhecimento. Será verificado se o(a) candidato(a) apresentou revisão bibliográfica com o estado da arte atualizado e serão analisados fatores como fundamentação científica e métodos empregados, adequação do projeto a um programa de doutorado e viabilidade de sua execução dentro do prazo previsto e com os recursos disponíveis.
3.3 Do resultado
A decisão da comissão avaliadora será divulgada na página eletrônica do Programa em até 60 dias a partir do término do prazo de inscrição do mês vigente e homologada pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP).
A documentação dos candidatos e candidatas não selecionados(a) será descartada após o processo de seleção.
4. Da matrícula regular
O(a) candidato(a) aceito para o doutorado terá sua primeira matrícula efetuada pela secretaria do Programa mediante a entrega da documentação comprobatória de conclusão do mestrado como cópia simples do diploma de mestre ou a ata da defesa.
Formulário de solicitação de matrícula.
Candidatos(as) estrangeiros somente poderão ser matriculados mediante apresentação do visto temporário, o que valerá no máximo por 60 dias. Após este prazo, se não for cadastrado o número do RNE, o aluno será automaticamente desligado pelo sistema.
Veja aqui a publicação do edital no Diário Oficial (D.O.E.)