Processo seletivo de mestrado 2025
CHAMADA PARA INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO 2025
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
* Consulte aqui a relação de candidatas e candidatos habilitados para a realização da prova escrita.
EDITAL DE SELEÇÃO
O Presidente da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatas(os) ao curso de Mestrado conforme as normas do processo seletivo descritas abaixo.
As(os) interessadas(os) em participar do processo seletivo de mestrado 2025, para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, deverão se inscrever conforme instruções a seguir.
Cabe às(aos) alunas(os) aceitas(os) se informar sobre o Regimento de Pós-graduação da USP e sobre o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, disponíveis em sua página eletrônica.
O presente edital terá validade de um ano a partir da data de publicação do resultado final de seleção.
- Das Vagas
O número de vagas disponíveis e temas de interesse por área de concentração estão descritos a seguir.
O Programa não se obriga a preencher todas as vagas e temas.
Área de concentração: Engenharia de Construção Civil e Urbana – total 18 vagas
Interação vento-estrutura;
CFD aplicada a hemodinâmica;
Ventilação em ambientes internos e externos;
Escoamentos de fluidos não newtonianos;
Avaliação de impacto ambiental;
Cimento e concreto de baixo carbono;
Engenharia e Planejamento Urbanos;
Interação fluído sólido;
Gêmeos digitais;
Desempenho de sistemas construtivos produzidos por impressão 3D;
Integração de subsistemas em paredes produzidas por impressão 3D;
Avaliação do UHPC (Ultra High Performance Concrete) para aplicações estruturais;
Concreto reforçado com fibras para obras de infraestrutura.
Área de concentração: Engenharia de Estruturas – total 18 vagas
Dinâmica de estruturas; otimização estrutural; estruturas de madeira;
Projeto, experimentos laboratoriais e modelagem computacional de estruturas de concreto;
Aprendizado de Máquina aplicado à engenharia de estruturas;
Controle passivo de vibrações;
Dinâmica não linear de estruturas;
Interação fluido-estrutura e vibrações induzidas pelo escoamento;
Inteligência artificial aplicada à engenharia de estruturas;
Análise modal operacional e monitoração;
Structural Health Monitoring;
Otimização Estrutural;
Interação Fluido- Estrutura;
Interação Solo-Estrutura;
Ferramentas computacionais aplicadas à dinâmica não-linear;
Contribuições para o método dos elementos virtuais;
Análise estrutural de turbinas eólicas;
Simulações de interação fluido-estrutura com aplicação para estruturas oceânicas;
Métodos numéricos para a modelagem de materiais granulares e particulados;
Aplicações nas engenharias: manufatura aditiva, impressão 3D, uso de inteligência artificial;
Análise não linear de estruturas esbeltas (barras, cascas e membranas);
Análise não linear de estruturas de aço.
Área de concentração: Engenharia Geotécnica – total 15 vagas
Reforço e melhoramento de solos e geossintéticos;
Modelagem Hidro-Mecânica do Fraturamento Hidráulico de Rochas;
Monitoramento em tempo real e uso de inteligência artificial de taludes;
Inspeção, monitoramento, reforço e reuso de fundações de pontes de forma sustentável;
Uso de transformação digital em gestão de obras de infraestrutura Geotécnica;
Análise de risco quantitativo e qualitativo de estruturas geotécnicas na mineração;
Análise de estabilidade de estruturas geotécnicas em 2D e 3D considerando a variabilidade do solo;
Otimização de estruturas geotécnicas utilizando métodos determinísticos, probabilísticos e inteligência artificial.
Melhoramento de solos com resíduos;
Reuso de resíduos em aplicações geotécnicas;
Transporte de poluentes em solos tropicais;
Comportamento de estéreis e rejeitos de mineração;
Projeto, operação, fechamento e mineração de aterros sanitários.
Área de concentração: Engenharia Hidráulica e Ambiental – total 18 vagas
Porto de Santos Offshore;
Hidroanel da Região Metropolitana de São Paulo;
Impacto das Mudanças Climáticas para a Navegação no Rio Paraguai;
Aplicações do Conceito de Construindo com a Natureza na Costa Brasileira;
Impacto das Mudanças Climáticas no Clima de Ondas e na Maré;
Tratamento Biológico de Águas Residuárias, com foco na Remoção de Nitrogênio;
Biotecnologia para recuperação de subprodutos de valor comercial a partir de águas residuárias, biorefinarias e processos de separação de subprodutos solúveis por tecnologia de membrana;
Co-digestão de resíduos sólidos orgânicos e de lodos de esgoto obtidos por meio de coagulantes naturais;
Escoamento em meios porosos;
Soluções baseadas na natureza;
Tecnologias sociais em engenharia hidráulica e ambiental;
Avaliação de impactos ambientais;
Avaliação de impactos cumulativos;
Modelagem de dados espaciais para a criação de cenários de apoio ao planejamento ambiental;
Desenvolvimentos teóricos, experimentais e numéricos aplicados a escoamentos em superfície livre;
Gestão integrada de Recursos Hídricos;
Variabilidade climática e disponibilidade hídrica;
Hidrologia estatística.
2. Da inscrição
O período de inscrições para apresentação da documentação vai de 18 de setembro a 03 de outubro de 2024. Para ter sua inscrição efetivada, a(o) candidata(o) deverá preencher o formulário de inscrição online e anexar os documentos listados a seguir, em formato PDF, acessando a página eletrônica do Programa (http://ppgec.poli.usp.br).
Os documentos obrigatórios são:
– Ficha de inscrição disponibilizada na página eletrônica do Programa;
– Cópia do documento de identidade (RG, CPF, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro ou Documento de Identidade Estrangeiro);
– Cópia simples do diploma de graduação. Caso o diploma ainda não tenha sido expedido, apresentar o respectivo atestado de colação de grau. Alunas(os) de graduação com previsão de finalização de curso para 2024 ou primeiro semestre de 2025 poderão se inscrever no processo seletivo apresentando o histórico escolar em andamento. Em caso de serem selecionados, deverão apresentar a cópia do atestado de colação de grau ou certificado de conclusão de curso e histórico escolar final no ato da matrícula, conforme item 4 deste edital.
– Cópia simples do histórico escolar do curso de graduação;
– Cópia do currículo cadastrado na plataforma Lattes;
– Indicação de duas referências de professoras(es) ou profissionais da área e seus respectivos endereços eletrônicos (email), que deverão ser indicados no formulário de inscrição online para entrarmos em contato caso seja necessário;
– Comprovante de recolhimento de taxa de inscrição no valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais), por meio de depósito simples ou transferência eletrônica na conta abaixo:
Banco do Brasil
Ag.: 1897-x
C/C 7.809-3
NOME: FCTH-PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO
CNPJ 55.639.124/0001-03
Até o prazo de 11 de setembro de 2024, poderá ser solicitada isenção de taxa de inscrição para candidatas(os) que atendam a lei 13.656/18. A isenção deverá ser solicitada por meio do endereço eletrônico do Programa (posgradcivil@usp.br) no qual deverão estar anexados os devidos comprovantes (inscrição no CadÚnico ou comprovante de doador de medula óssea). Serão aplicadas as sanções às(aos) candidatas(os) que venham a prestar informação falsa, referidas no art. 2o da lei.
Candidatas(os) que não apresentarem toda a documentação solicitada até a data limite estabelecida serão desclassificadas(os).
Candidatas(os) com a documentação completa e inscrição deferida terão seus nomes divulgados na página eletrônica do Programa (www.ppgec.poli.usp.br) até o dia 23 de outubro de 2024 e estarão automaticamente convocados a realizar as demais etapas do processo seletivo.
3. Da seleção
A. O processo seletivo será composto pelas seguintes etapas:
A1) Prova escrita: o exame de avaliação escrito será online no dia 05 de novembro de 2024, das 08h às 16h. A(o) candidata(o) receberá por meio do correio eletrônico indicado no formulário de inscrição o login e a senha de acesso à plataforma para realização da prova. A bibliografia sugerida para a prova estará especificada na página eletrônica do Programa até a data da publicação do edital. Candidatas(os) que tiverem nota inferior a 7,0 (sete) no exame escrito estarão desclassificados(as). Candidatas(os) classificadas(os) nesta etapa terão seus nomes divulgados na página eletrônica do Programa até o dia 22 de novembro de 2024 e deverão participar das etapas seguintes do processo seletivo.
Avaliação socioeconômica e ações afirmativas: os candidatos que se autodeclararem no formulário de inscrição como pretos, pardos, indígenas, transexuais, pessoas com deficiência e/ou pertencentes a famílias com renda de menos de dois salários-mínimos per capita familiar, terão acrescentado um (01) ponto na nota da prova escrita.
A2) Avaliação curricular: candidatas(os) aprovadas(os) na prova escrita receberão nota de avaliação curricular. A análise curricular será feita com base na avaliação do currículo Lattes e do histórico escolar da(o) candidata(o), visando verificar seu desempenho acadêmico, atuação em pesquisa e produção acadêmica e profissional.
A3) Exame de arguição oral: candidatas(os) aprovados na prova escrita serão avaliadas(os) na etapa de arguição oral, que deverá acontecer por vídeo chamada no período de 27 a 29 de novembro de 2024, visando a complementação da avaliação curricular.
A média final será calculada em função da nota da prova escrita, equivalente a 50% (cinquenta por cento), nota de avaliação curricular, equivalente a 25% (vinte e cinco por cento) e nota de arguição oral, equivalente a 25% (vinte e cinco por cento).
Candidatas(os) que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete) na média final serão desclassificadas(os).
A lista das(os) candidatas(os) aprovadas(os) e aceitos(as) no processo seletivo será publicada na página eletrônica do Programa no dia 04 de dezembro de 2024.
Em hipótese alguma haverá devolução da taxa de inscrição.
B. Da matrícula
Os(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo de mestrado ingressarão inicialmente como alunos(as) especiais. Para regularizar sua matrícula e se tornarem alunos(as) regulares, os(as) candidatos(as) deverão, dentro do período de validade do edital, submeter um projeto de pesquisa com a indicação e anuência de um orientador credenciado no Programa. Esse projeto será avaliado pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP). A documentação necessária tanto para a matrícula como aluno(a) especial quanto para a regularização está descrita abaixo.
Documentação necessária para matrícula como aluno(a) especial:
Os(as) candidatos(as) aceitos(as) deverão confirmar interesse na vaga como aluno especial nos dias 22 e 23 de janeiro de 2025, enviando para o e-mail posgradcivil@usp.br a seguinte documentação:
- Requerimento de matrícula, disponível no site do Programa
- Cópia simples do histórico escolar de graduação.
- Cópia simples do RG e CPF (ou do RNE – Registro Nacional de Estrangeiros). Cópias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou outros documentos alternativos não serão aceitas.
Observação para estudantes estrangeiros(as): A matrícula só será realizada mediante a apresentação de visto temporário, com validade máxima de 60 dias. Se o número do RNE não for cadastrado dentro desse prazo, o(a) aluno(a) será automaticamente desligado(a) do sistema.
Documentação necessária para matrícula como aluno(a) regular:
Os(as) candidatos(as) aprovados(as) deverão regularizar sua matrícula enviando a documentação listada a seguir para o e-mail posgradcivil@usp.br até o prazo máximo de fechamento da pauta da penúltima reunião da CCP em 2025. O calendário de reuniões e as datas de fechamento de pauta estarão disponíveis na página eletrônica do Programa.
- Formulário de solicitação, disponível no site do Programa.
- Projeto de pesquisa aprovado pelo orientador.
- Cópia do diploma de graduação ou atestado de colação de grau.
- Cópia atualizada do histórico escolar da graduação.
- Informar telefone e endereço atualizados.
- Declaração de originalidade, disponível na página eletrônica do Programa.
- Certificado de aprovação em um dos seguintes exames de proficiência em língua inglesa, com pontuação e validade conforme especificado:
- Test of English as Foreign Language – TOEFL (Institutional Testing Program – ITP): 400 pontos, validade de 2 anos.
- Test of English as Foreign Language – TOEFL (Internet-Based-Test – IBT): 58 pontos, validade de 2 anos.
- International English Language Testing System – IELTS (academic ou general): 4 pontos, validade de 2 anos.
- Certificate in Advanced English – CAE, da Universidade de Cambridge (sem pontuação especificada).
- Certificate of Proficiency in English – CPE, da Universidade de Cambridge (sem pontuação especificada).
- Certificado de Proficiência em Inglês do Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo: nota mínima de 7,0 (sete), válido para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica, com validade de até dois anos.
- Duolingo English Test: mínimo de 90 pontos, com validade de até dois anos
Observação: A documentação dos(as) candidatos(as) não selecionados(as) será descartada após o processo de seleção.
Veja abaixo a publicação do edital do diário oficial.