Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Laboratórios (Construção Civil)

– LABORATÓRIO DE MICROESTRUTURA E ECOEFICIÊNCIA DE MATERIAIS (LME)
O Laboratório tem como premissa a congregação de docentes e pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação com formações variadas (engenharia civil, engenharia de materiais, química, física, microbiologia, etc.), criando ambiente multidisciplinar para viabilização de projetos de pesquisa científicos que culminem em evolução no estado de conhecimento científico e tecnológico aplicado à cadeia de materiais de construção. Atualmente o LME conta com uma significativa e exclusiva estrutura de equipamentos de laboratório. Destacamos alguns abaixo.

Reômetro de concreto Reômetro de pasta Granulomêtro_análise de imagem dinâmica
Reômetro de concretos Reômetro de pasta Granulômetro (imagem dinâmica)
Granulomêtro a laser
Termobalança (TG_DTG)
Calorímetro isotérmico
Granulômetro a laser Termobalança TG/DTG Calorímetro isotérmico
Goniômetro Microscópio 3D Perfilômetro
Goniômetro Microscópio 3 D Perfilômetro

 

– LABORATÓRIO DE MATERIAIS, COMPONENTES E PROCESSOS CONSTRUTIVOS (LMCP)

O LMCP está capacitado para a realização da maioria dos ensaios normalizados de materiais e componentes de Construção Civil. Neste laboratório podem ser caracterizadas matérias primas como aglomerantes hidráulicos e aéreos, pastas, agregados e aditivos, bem como as argamassas e concretos com eles produzidos. O laboratório está qualificado para avaliação de argamassas destinadas em termos de comportamento no estado fresco e endurecido, em termos de propriedades físicas e mecânicas e comportamentos ao longo do tempo como, por exemplo, retração por secagem. Há também a possibilidade de realizar avaliações de desempenho de sistemas revestimento aplicados, com ou sem a simulação de condições de variação intensa de temperatura, por exemplo. Também é possível caracterizar concretos em geral e concretos especiais, como concretos de alta resistência e concretos com fibras, sendo estes avaliados sob os mais variados métodos de ensaio existentes para a sua caracterização no estado fresco e em termos de comportamento mecânico. Também é possível realizar ensaios e componentes como blocos, artefatos pré-fabricados e componentes para pisos, vedações verticais e coberturas.
Este laboratório possui atualmente os equipamentos e instrumentos necessários para desenvolvimento de programas experimentais ligados ao desenvolvimento tecnológico dos métodos, processos e sistemas construtivos, sendo os mais estudados os componentes de concreto e revestimentos e as vedações. Sua infraestrutura permite a realização de diversos tipos de ensaios com materiais, componentes e avaliação de desempenho de elementos construtivos, inclusive com a realização em corpos de prova de grandes dimensões como tubos de concreto com até 1,5 m de diâmetro nominal, aduelas de concreto para revestimentos de túneis TBM, lajes, vigas, paredes, etc. Vale ressaltar que os pórticos disponíveis para ensaios em componentes e elementos de maiores dimensões são capacitados para realizar os ensaios com sistema de controle fechado de carregamento onde a velocidade de ensaio é governada pelo deslocamento imposto ao elemento. Há total capacitação para aquisição de dados que permite o controle simultâneo de carregamento e deformações em distintas posições dos corpos de prova, além da capacidade de ajuste dos elementos de carregamento e apoio de modo a propiciar diferentes configurações de ensaio.

IMG_1608 IMG_20161101_165539086 CAM00687

– LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO (LMI)
As principais atividades estão vinculadas à pesquisa da ação microbiana em diferentes materiais, envolvendo fenômenos de biodeterioração de tintas imobiliárias, argamassas para revestimentos, concreto, fibrocimento, telhados frios e gesso. Também são realizadas pesquisas sobre precipitação de carbonato de cálcio por bactérias ureolíticas, este fenômeno envolve aplicações área de bioconsolidação de solos o e biocalcificação de materiais cimentícios.

LABORATÓRIO DE SISTEMAS PREDIAIS (LSP)
Este laboratório, que conta com área de 400 m², está capacitado a executar tanto ensaios horizontais, como ensaios verticais – Torre de alvenaria com cinco pavimentos, única no País, com esta finalidade – , propiciando a realização de pesquisas sobre sistemas hidráulicos de abastecimento e distribuição de água fria e quente, esgoto, águas pluviais, energia elétrica, ventilação, ar condicionado, incêndio, gás combustível, transporte, conservação de energia em edifícios e automação predial. Possui um sistema moderno de aquisição de dados e controle, distribuído por todo o laboratório, gerenciado por microcomputador, equipamento de gestão de rede e controladores, com capacidade de leitura de 30 variáveis analógicas a cada minuto, podendo ser expandido para 300 variáveis. Possui uma oficina com torno, máquinas de corte, solda e um conjunto bastante completo de ferramentas. Sensores, instrumentação e novos módulos de coleta de dados foram adquiridos, possibilitando a criação de novos campos de pesquisas.

 foto 1  foto 2
Torre hidráulica VAA em sistema pedrial de esgoto sanitário

 

– LABORATÓRIO DE SUPORTE AO PROJETO (LSUP)
Os pesquisadores estudam a aplicação de modelos matemáticos computacionais no projeto de sistemas de Engenharia, visando à otimização de recursos, melhoria do desempenho e aumento da confiabilidade. Preocupam-se também com as aplicações da tecnologia gráfica na atividade do projeto. Para isso contam com diversos computadores compatíveis com o ambientes Windows e MAC-OS, uma máquina de comando numérico da Roland Digital Group e uma sala didática equipada com estações gráficas compatíveis com o sistema operacional Unix, além de scanner 3-D e mesas digitalizadoras. Dispõe ainda de um cluster de computadores com 12 processadores para desenvolvimento de estudos CFD (Computer Fluid Dynamics) em áreas como de conforto térmico de ambientes ventilados.

PCC LSUP