Solicitação de auxílio financeiro para a participação de alunos em eventos científicos

Solicitação de auxílio financeiro para participação de alunos em eventos científicos

(Aprovado na reunião da CCP de 16/06/2023)

Instruções:

• As solicitações deverão ser encaminhadas à secretaria do PPGEC com razoável antecedência (idealmente, pelo menos 60 dias antes do início do evento).
  • Documentos exigidos:

1. Formulários Auxílio Financeiro – Formulário de Solicitação de Verba e Auxílio Financeiro – Termo de Responsabilidade devidamente preenchidos

2. Comprovante de aceitação do trabalho (com comprovação de que a apresentação será oral).

3. Cópia do trabalho (trabalho completo ou resumo expandido).

4. Folder do evento (ou cópia da página de internet).

5. Ficha do aluno (sistema Janus).

• O auxílio será concedido via reembolso, exclusivamente na modalidade Auxílio Diário, e será depositado na conta corrente do aluno após o término do evento, mediante prestação de contas. Esta deve ser feita na forma de recibo e relatório de viagem, conforme descrito mais abaixo. (Obs.: excepcionalmente, para alunos que não tenham condições de participar do evento via reembolso, o auxílio poderá ser pago antecipadamente ao evento, desde que assinado o formulário Auxílio Financeiro – Termo de Compromisso para Pagamento Antecipado.
  • Número máximo de diárias a ser concedido (a critério da CCP): número de dias do evento mais um. O valor da diária varia conforme o local do evento (vide tabela CAPES, portaria no. 132, de 18 de agosto de 2016).
  • Toda a documentação apresentada será analisada pela CCP do PPGEC, ou por subcomissão ou docente por ela designado.
  • A aprovação do auxílio dependerá da disponibilidade de recursos na época da solicitação, podendo ser concedido valor inferior ao solicitado.

6. Comprovante de bolsa (se não for bolsista, declaração de próprio punho atestando essa informação).

Requisitos:

• O aluno deverá ter trabalho completo ou resumo expandido aceito para publicação nos anais do evento, e deverá apresentar oralmente o trabalho. Não serão concedidos auxílios para trabalhos aceitos na forma de resumo ou apresentações na forma de pôster.
  • O aluno deverá ser o primeiro autor do trabalho, e o orientador deverá ser coautor.
  • O evento deverá ter caráter eminentemente científico, e contar com comitê científico formado por pesquisadores renomados da área em que se insere.

Critérios de concessão:

• Serão consideradas prioritárias as solicitações de alunos que ainda não fizeram uso do auxílio financeiro em sua pesquisa.
  • Alunos de mestrado têm maior prioridade, em virtude da exigência de submissão de trabalhos a eventos científicos por parte do regulamento do PPGEC.
  • Alunos bolsistas ou em tempo integral têm maior prioridade (com maior prioridade para bolsistas de agências de fomento).
  • Eventos no país têm maior prioridade, face à natureza finita dos recursos.
  • O aluno deverá demonstrar bom desempenho nas disciplinas de pós-graduação.
  • O aluno deverá estar regularmente matriculado no PPGEC no período de realização do evento. Não serão concedidos auxílios para eventos realizados posteriormente à defesa do aluno.

Prestação de contas:

• Deverá ser anexado ao relatório de viagem o certificado de participação no evento (ou documento comprobatório equivalente emitido pela organização do evento).