Chamada para bolsas de mestrado do Programa

Alunos(as) matriculados(as) (especiais e regulares) no curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP poderão concorrer a bolsas da CAPES/CNPq, destinadas a alunos(as) com dedicação exclusiva às atividades acadêmicas, não podendo ter vínculo empregatício.

O período de inscrições de candidaturas será de 08 a 21 de abril de 2019, até às 23h59, por e-mail (posgradcivil@usp.br), válido para as bolsas vagas no 1º semestre do ano vigente.

A seleção dos candidatos será realizada levando em consideração os seguintes critérios:

• Premiações acadêmicas individuais;
  • Artigos ou resumos publicados em anais de eventos científicos e técnicos;
  • Artigos publicados ou aceitos para publicação em periódicos científicos;
  • Iniciação científica de pelo menos 6 meses;
  • Monitoria ou atuação como docente por pelo menos um semestre;
  • Experiência acadêmica no exterior (em relação ao país de origem);
  • Histórico escolar de graduação.
  • Submissão de projeto de pesquisa à FAPESP

Serão atribuídas pontuações para cada critério considerado de acordo com a tabela 1:

Tabela 1: Critérios considerados na seleção, pontuação por critério e número máximo de pontos por critério.

Critério Pontuação Máximo de pontos
Iniciação Científica 1 por semestre 2
Resumos em eventos 0,5 por resumo 2
Artigos em eventos 1 por artigo 2
Artigos em periódicos: (Engenharias I) (a=1,0 se o aluno for o primeiro autor e a=0,5 para outros casos)
A1 7*a por artigo   Não há
A2 6*a por artigo
B1 5*a por artigo
B2 2*a por artigo
B3 2*a por artigo
Monitoria ou atuação docente 0,5 por atividade 2
Experiência acadêmica no exterior 0,5 por semestre 2
Premiações acadêmicas individuais* 1 por premiação 2
Submissão de projeto de pesquisa à FAPESP
Projeto avaliado como bom ou excelente 5 5
Histórico escolar
Regular 0 2
Bom 1
Excelente 2

*Essas premiações devem ser de caráter científico, como trabalhos apresentados em congressos e SIICUSP.

No caso de empateserão considerados os seguintes critérios de desempate hierarquicamente: artigos publicados ou aceitos para publicação em periódicos científicos, submissão de projeto de pesquisa à FAPESP, histórico escolar da graduação, premiações acadêmicas, experiência acadêmica no exterior, iniciação científica, artigos publicados em eventos e monitoria ou atuação docente. Casos excepcionais serão deliberados nas reuniões da CCP.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá enviar o formulário disponibilizado pelo Programa, através do correio eletrônico posgradcivil@usp.br, anexando os documentos comprobatórios dos critérios informados, a saber:

• Iniciação científica: cópia do termo de outorga, certificado de programa de iniciação científica ou declaração do orientador, assinada, contendo título da pesquisa e vigência;
  • Artigos ou resumos em anais de eventos: cópia da primeira página do artigo ou resumo, e cópia do certificado do evento;
  • Artigos em periódicos: cópia da primeira página do artigo publicado ou comprovante de aceitação para artigos no prelo;
  • Monitoria: cópia do certificado emitido pela instituição;
  • Atuação como docente: cópia do contrato de trabalho ou comprovante similar;
  • Experiência acadêmica no exterior: cópia de contrato no caso de estágio acadêmico, termo de outorga no caso de bolsa de estudo no exterior, ou declaração assinada, do supervisor do estágio/curso acadêmico/pesquisa indicando atividade e vigência;
  • Premiações acadêmicas: cópia do certificado relativo ao prêmio obtido;
  • Cópia do histórico escolar de graduação;
  • Para os alunos ingressantes em anos anteriores: histórico escolar de pós-graduação;
  • Projeto de pesquisa enviado à FAPESP e documento de despacho mostrando as avaliações do projeto pela assessoria.

ATENÇÃO: Todos os documentos deverão ser entregues durante o período de inscrição da chamada para bolsas. A documentação encaminhada fora deste período não será considerada.

Os candidatos que ingressaram em anos anteriores não serão considerados aptos caso tenham recebido conceito C ou sido reprovados em alguma disciplina de pós-graduação. Os candidatos aptos serão classificados de acordo com os critérios de pontuação estabelecidos na tabela 1 e a lista classificatória será divulgada na página do programa no dia 30 de abril de 2019.

As bolsas disponíveis ao longo do ano de 2019 serão alocadas seguindo a ordem de classificação da lista divulgada. Os bolsistas deverão apresentar relatório circunstanciado no mês de dezembro do ano vigente, solicitando a renovação da bolsa para o próximo ano. O prazo máximo concedido é 24 meses. Os alunos que não entregarem o relatório ou que tiverem reprovações em alguma disciplina da pós-graduação terão as suas bolsas canceladas.

Condicionantes

A implementação da bolsa ocorrerá a partir da regularização da matrícula, ou seja, a aprovação do projeto de pesquisa junto à CCP.