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Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Processo seletivo de doutorado 2021

PROCESSO SELETIVO DE DOUTORADO 2021 – INSTRUÇÕES 

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para a seleção de ingresso no curso de doutorado para 2021. O edital terá validade até 31 de dezembro de 2021.

Cabe aos candidatos e candidatas aceitos(as) tomarem ciência do Regimento de Pós-graduação da USP e dos Regulamentos da Comissão de Pós-Graduação da Escola Politécnica e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, disponíveis em sua página eletrônica.

  1. Das vagas

O número de vagas para o doutorado dependerá da disponibilidade de vagas de cada orientador(a) na ocasião do pedido de ingresso. O(a) candidato(a) deverá consultar o(a) orientador(a) pretendido(a) para verificar essa disponibilidade. A lista de orientadores(as) credenciados(as) está disponível na página eletrônica do Programa.

  1. Da inscrição

As inscrições para o processo seletivo de doutorado acontecerão mensalmente, de janeiro a novembro de 2021, e poderão ser feitas até a data de fechamento da pauta da reunião da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) do mês vigente. Consultar calendário de reuniões da CCP e seus respectivos prazos de fechamento de pauta disponível na página eletrônica do Programa.

Para efetuar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário de inscrição online e anexar os documentos listados a seguir, em formato PDF, acessando a página eletrônica do Programa (http://ppgec.poli.usp.br).

Os documentos obrigatórios são:

– Ficha de inscrição

– Carta de intenções

– Cópia simples do diploma de graduação (frente e verso);

– Cópia simples do diploma de mestrado (frente e verso) ou certificado de conclusão de mestrado. Caso o candidato ainda não tenha defendido o mestrado, será aceita uma declaração do orientador e assinada pelo presidente da CCP do programa de origem indicando a data marcada para a realização da banca de mestrado. Esta data deverá, obrigatoriamente, estar inserida no período de validade deste edital. No entanto, a matrícula regular, em caso de aprovação no programa de doutorado, somente poderá ser feita mediante entrega de documentação comprobatória de conclusão do mestrado;

– Cópia simples do histórico escolar do curso de graduação;

– Cópia simples do histórico escolar do curso de mestrado;

– Projeto de pesquisa;

– Carta de anuência do(a) orientador(a) atestando aprovação do projeto de pesquisa e da candidatura sob sua orientação;

– Cópia simples do RG e CPF;

– Cópia do currículo cadastrado na plataforma Lattes.

Comprovante de recolhimento de taxa de inscrição no valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais) por meio de depósito ou transferência bancária na conta abaixo. Tanto o depósito quanto a transferência devem estar identificados com o nome do candidato e cada taxa valerá apenas para um período do processo seletivo, não podendo ser reaproveitada nos períodos subsequentes em caso de reprovação.

Banco do Brasil

Ag.: 1897-x

C/C  7.809-3

NOME: FCTH-PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO

CNPJ 55.639.124/0001-03

Poderá ser solicitada isenção de taxa de inscrição para casos que atendam a lei 13.656/18 desde que apresentados os devidos comprovantes. Serão aplicadas as sanções aos(às) candidatos(as) que venham a prestar informação falsa, referidas no art. 2º da lei.

O(a) candidato(a) deverá demonstrar proficiência em língua inglesa. Serão aceitos um dos certificados abaixo relacionados obedecendo a seguinte pontuação:

a) 470 pontos para o Test of English as Foreign Language – TOEFL (Institutional Testing Program – ITP). Validade do certificado de até dois anos anteriores à data de inscrição;

b) 70 pontos para o Test of English as Foreign Language – TOEFL (InternetBasedTest– IBT). Validade do certificado de até dois anos anteriores à data de inscrição;

c) 5 pontos para o International English Language Testing System – Validade do certificado de até dois anos anteriores à data de inscrição;

d) Certificate in Advanced English – CAE, da Universidade de Cambridge (sem pontuação especificada);

e) Certificate of Proficiency in English – CPE, da Universidade de Cambridge (sem pontuação especificada);

Candidatos(as) que comprovem ter residido por no mínimo 2 anos em país de língua oficial inglesa poderão solicitar dispensa da apresentação dos certificados de inglês indicados acima.

Candidatos(as) que não apresentarem a documentação completa exigida até a data estipulada neste item terão a inscrição indeferida.

  1. Da seleção

Os pedidos de ingresso no doutorado com inscrição deferida serão analisados por uma comissão avaliadora formada por três doutores(as), designada pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP), que irá avaliar a documentação. Será atribuída uma nota, entre zero e dez, para a avaliação curricular (currículo Lattes, histórico escolar de graduação e de mestrado) e outra para o projeto de pesquisa. Para ser aprovado, o(a) candidato(a) deverá atingir uma média final igual ou superior a 7 (sete).

3.1 Da avaliação curricular

A avaliação curricular compreende a análise do histórico escolar do(a) candidato(a) e de seu histórico acadêmico registrado no currículo Lattes. Serão consideradas as participações em projetos de pesquisa, bolsas anteriores, publicações científicas, premiações, participações em eventos técnico-científicos e demais itens que possam compor a descrição das atividades acadêmicas, científicas e profissionais desenvolvidas pelo(a) candidato(a).

3.2 Da avaliação do projeto

A avaliação do projeto inclui verificar sua pertinência, a originalidade dos objetivos, a importância da contribuição pretendida para a área do conhecimento. Será verificado se o(a) candidato(a) apresentou revisão bibliográfica com o estado da arte atualizado e serão analisados fatores como fundamentação científica e métodos empregados, adequação do projeto a um programa de doutorado e viabilidade de sua execução dentro do prazo previsto e com os recursos disponíveis.

3.3 Do resultado

A decisão da comissão avaliadora será homologada em reunião pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP) e divulgada na página eletrônica do Programa em até 45 dias.

A documentação dos candidatos e candidatas não selecionados(a) será descartada após o processo de seleção.

4. Da matrícula regular

O(a) candidato(a) aceito para o doutorado terá sua primeira matrícula efetuada pela secretaria do Programa mediante a entrega da documentação comprobatória de conclusão do mestrado como cópia simples do diploma de mestre ou a ata da defesa. Para tanto, deverá preencher o formulário online de Requerimento de Matrícula onde anexará a documentação solicitada.

Candidatos(as) estrangeiros somente poderão ser matriculados mediante apresentação do visto temporário, o que valerá no máximo por 60 dias. Após este prazo, se não for cadastrado o número do RNE, o aluno será automaticamente desligado pelo sistema.

 

Veja aqui a publicação edital de seleção no diário oficial.