Processo seletivo para pré-mestrado – ingresso em 2024

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE PRÉ-MESTRADO 2024

PROGRAMA DE PRÉ-MESTRADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

Lista de candidatos e candidatas aprovados

Carlos Gabriel Saldanha Codoletti

Fernanda Quelho Kaiser Saliba Andrade

Maria Eduarda Bertoldo Irineu

Mariella Midori Domingues Succi

Matheus Dreher Cicolani

O Presidente da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Pré-Mestrado em Ciência e Tecnologia da Engenharia Civil e Ambiental conforme as normas do processo seletivo descritas abaixo.

Os(as) interessados(as) em participar do Processo Seletivo de Pré-Mestrado 2024, para ingresso no Programa de Pré-Mestrado em Ciência e Tecnologia da Engenharia Civil e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, deverão se inscrever conforme instruções a seguir.

Cabe aos(às) interessados(as) se informar sobre o Projeto Pedagógico e Regimento do Programa de Pré-Mestrado em Ciência e Tecnologia da Engenharia Civil e Ambiental, disponíveis na página eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP.

O presente edital é válido somente para ingresso no ano letivo de 2024.

1. Das Vagas

O programa disponibiliza o número máximo de 50 (cinquenta) vagas. O Programa não se obriga a preencher todas as vagas oferecidas.

1. Da inscrição

O período de inscrição e apresentação da documentação vai de 25 a 29 de setembro de 2023. Para ter sua inscrição efetivada, o(a) candidato(a) deverá entregar, por meio do e-mail posgradcivil@usp.br (assunto do email indicando “Pré-Mestrado 2023) e durante o período acima especificado, os seguintes documentos.

Os documentos obrigatórios são:

Ficha de inscrição , onde o candidato deverá indicar a área de concentração pretendida (Engenharia de Construção Civil e Urbana, Engenharia de Estruturas, Engenharia Geotécnica ou Engenharia Hidráulica e Ambiental) e o orientador pretendido;

– Cópia simples do histórico escolar do curso de graduação;

– Cópia simples do currículo Lattes;

Candidatos(as) que não apresentarem toda a documentação solicitada até a data limite estabelecida serão desclassificados.

1. Da seleção

A) Haverá uma comissão de seleção constituída por, no mínimo, 3 docentes, que avaliará a documentação dos(as) candidatos(as). Candidatos(as) que tiverem a documentação completa e válida terão a sua inscrição deferida. Seus nomes serão divulgados na página eletrônica do Programa até o dia 04 de outubro de 2023.

B) Os candidatos que tiverem as suas inscrições deferidas poderão participar do processo seletivo, que será composto pelas seguintes etapas:

B1) Avaliação curricular: a análise curricular será feita com base na avaliação do currículo Lattes e do histórico escolar do(a) candidato(a), visando a verificar seu desempenho acadêmico, eventual experiência em pesquisa e produção acadêmica. Também nesta fase, será verificado se o candidato atende à condição indispensável para a opção pelo PPMEC, qual seja, a de que tenha concluído, no mínimo, 80% dos créditos em disciplinas obrigatórias até o 7º semestre ideal do seu curso de origem (inclusive);

B2) Exame de arguição oral: os(as) candidatos(as) que atenderem aos requisitos mínimos de 80% dos créditos concluídos em disciplinas obrigatórias serão convocados(as) por meio do email informado na ficha de inscrição para realização de entrevista ou exame de arguição oral, que deverá acontecer nos dias 05 e 06 de outubro de 2023, visando à complementação da avaliação curricular.

C) A nota final do(a) candidato(a) será a média aritmética de suas notas obtidas na avaliação curricular e na arguição oral (ambas com mesmo peso).

D) Candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete) na nota final serão desclassificados(as).

E) A lista dos(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo será publicada na página eletrônica do Programa no dia 10 de outubro de 2023, a partir das 17h00. A divulgação do resultado apresentará lista de candidatos aprovados em ordem alfabética.

F) O candidato aceito deverá confirmar seu interesse em participar do programa até 31/10/2023 através do email posgradcivil@usp.br. Não havendo confirmação, o aluno será excluído do pré-mestrado e deverá participar do processo de escolha de outro módulo de formação.

G) O(A) candidato(a) que fizer a inscrição em módulo distinto daquele tratado neste edital após a manifestação de interesse indicada no item F) não poderá cursar o pré-mestrado em 2024.

4. Da matrícula

A matrícula dos(as) candidatos(as) aprovados(as) ocorrerá segundo os procedimentos regimentais para o ano de 2024. Solicita-se que os(as) aprovados(as) acompanhem tais procedimentos junto à CoC-Civil.